muito

686 palavras 3 páginas
203454033020
Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho
Disciplina: Bioestatística e Epidemiologia
Discente: Leila Cristina Ferreira Santos
A Bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e médico. Ela é essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa na área biológica e médica. É uma ferramenta chave e fundamental à epidemiologia. São através dos dados colhidos pela bioestatística que a epidemiologia consegue basear seus estudos de maneira quantitativa.
O estudo quantitativo da epidemiologia é relacionado com a distribuição dos fenômenos de saúde/doença e seus fatores condicionantes e determinantes nas populações humanas.
São através dos indicadores de incidência e prevalência que a epidemiologia consegue mensurar o nível de saúde de uma população pela freqüência de óbitos ou eventos mórbidos – ocorrência de doenças e agravos à saúde registrados ou medidos. A Epidemiologia permite ainda a avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde.
Visto estas definições fica fácil perceber o papel de ambas na Enfermagem do Trabalho, sabendo que esta tem como objeto de estudo a saúde ocupacional, logo, todos os fatores relacionados ao trabalhador devem ser levados em consideração.
Dentro das principais atribuições de um enfermeiro do trabalho temos a função administrativa de traçar o perfil epidemiológico dos trabalhadores, daí vem a importância desses estudos, pois para que este perfil seja traçado torna-se necessário a utilização de dados, que por sua vez são advindos da bioestatística e estudados de forma quantitativa pela epidemiologia.
A análise dos dados colhidos pela bioestatística é fundamental para obtenção do perfil epidemiológico do trabalhador, pois é através dele que será possível destacar as taxas de morbidade e mortalidade, além dos indicadores de incidência (representa o número de casos novos em determinado período de tempo) e prevalência (representa a totalidade

Relacionados