Mudanças e controvércias na educação infantil

1730 palavras 7 páginas
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MUDANÇAS E CONTROVÉRSIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

INTRODUÇÃO

Inúmeros são os cuidados necessários para que se possa educar com responsabilidade e acima de tudo respeito os nossos infantes, assim como também há diferentes maneiras possíveis de se educar. Nesta produção de texto ressalto sobre a concepção de infância de acordo com o que diz a teoria. Conceitos importantes dentre o cuidar e o educar, planejamento, rotina, bem como o ensino da linguagem oral e escrita e o quão importante se tornou a inclusão do lúdico como ferramenta de aprendizagem. Observações muito importantes sobre esta fase infantil em que tudo se recebe com paixão e se doa com imensa alegria.

MUDANÇAS E CONTROVÉRSIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Refletindo sobre concepção de infância, observa-se que muito se questiona e muito se é dado como ideias, e até mesmo como, sendo verdades absolutas. Antigamente acreditava-se que nossa pequena infância, não possuía singularidades que as crianças não se diferenciavam da idade adulta, a não ser em saberes, onde os adultos imaginavam que as crianças estavam sem sabedoria e preparo, o que viria a acontecer apenas na idade adulta. Dava-se importância apenas para o “grande futuro” que as esperavam e a grande responsabilidade de continuação de seus legados. Ariès (1986, citado por: STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini, SUZUKI, Juliana Telles Faria.) afirma que, outrora na sociedade medieval, o sentimento de infância ainda não existia, o que não significava falta de afeto, mas sim desconsideração quanto às especificidades da infância, porque entendiam a criança como um “adulto em miniatura”. Com tudo, as crianças que são seres em

Relacionados

  • Incentivo a organização do condomínio Duque de Caxias – SM, com relação aos resíduos sólidos e análise da viabilidade da reciclagem.
    2376 palavras | 10 páginas
  • Significado da Dança Nyau
    3160 palavras | 13 páginas
  • fichamento
    11755 palavras | 48 páginas