mudanças no est6ado brasileiro

671 palavras 3 páginas
1 - Pesquise, no site do MEC, o IDEB de sua cidade e de duas ou três outras, na mesma região. Consulte também os dados do IBGE da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, relativos à distribuição de renda da população dos municípios ou região já selecionados. De posse destes dados, analise a relação entre renda da população e o IDEB dos municípios selecionados e compartilhe sua análise com os colegas no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem.

IDEB
2005
2007
2009
2011
Água Boa
3,9
3,5
4,3
4,6
Nova Xavantina
3,2
4,1
4,5
4,8
Ribeirão Cascalheira
3,4
4,2
4,5
4,4
Barra do Garças
3,4
4,2
4,7
4,6

Observando os índices do IDEB e do IBGE, o que se percebe nesse caso aqui é que os municípios apresentam o mesmo potencial, até porque os mesmos fazem parte da região Vale do Araguaia do Estado de Mato Grosso, sendo que a qualidade do ensino e a distribuição de renda são muito parecidas nestas cidades.

2 - Com base no que estudamos neste livro, comente, em no máximo duas paginas, a importância do SUS para a redução das desigualdades sociais e ampliação da cidadania dos brasileiros.
O SUS, tem uma importância significante no que tange a redução da desigualdade social no Brasil, vez que todo o cidadão é igual perante o sistema (eqüidade) e de que o ser humano deve ser tratado como um todo, considerando desde a prevenção até a cura (integralidade).

3 - Sobre princípios de justiça (mérito x necessidade), faça o que se pede:

a) Comente, em até 10 linhas, o debate sobre as condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Sabemos que as Condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela ofertados serviços públicos de

Relacionados