Mudanças Históricos Sociaias

600 palavras 3 páginas
MUDANÇAS HISTÓRIOCOS-SOCIAIS E MUDANÇAS DA MORAL

A transição para as novas formas da moral repousa sobre o aparecimento da propriedade privada e da divisão social do trabalho, facilitada pelo aumento da produtividade e o aparecimento das condições de armazenamento do excedente. O surgimento da classe escravista marca o aparecimento de duas morais: a dos proprietários e senhores de escravos, livres da necessidade de trabalhar e a dos escravos, imposta a eles pelos primeiros.
De acordo com Vásquez (1998, p. 30) a moral dos senhores não era somente a moral efetiva, mas que, pela fundamentação filosófica, legitimava a sociedade de classes argumentando que os escravos eram tais por natureza, considerando-os propriedade dos senhores. Os escravos, por sua vez, enojando a moral que lhes era imposta, tinham poucas condições de recobrarem a sua consciência, o que garantia a estabilidade social. Os grandes teóricos da ética ateniense consideravam a ética dentro de uma perspectiva maior: a Política como técnica de dirigir e organizar as relações entre os membros da comunidade sobre bases racionais em vista do “bem do todo”, condição para o bem dos indivíduos. Embora sob este aspecto da sobreposição da política à ética se pudesse concluir que o indivíduo não é considerado, acontece uma modificação com relação às sociedades primitivas: “O indivíduo se sente membro da comunidade, sem que, de outro lado, se veja absorvido totalmente por ela”, abrindo espaço para o surgimento da consciência e da responsabilidade pessoal, imprescindíveis à conduta moral.
O aparecimento da sociedade feudal é marcada pela substituição da escravidão pela servidão. Os servos, considerados presos a uma gleba do feudo, tinham pelo menos o direito de permanecer nela e aí produzir sua sobrevivência, embora estivessem sujeitos a prática da violência. De acordo com a Bíblia somos todos iguais, não importando em qual nível social estejamos inseridos.
O sistema feudal é uma forma de organização que

Relacionados

  • resenhas
    4360 palavras | 18 páginas
  • gestao escolar
    5405 palavras | 22 páginas
  • A questão da violência verbal docente na vida do aluno
    17072 palavras | 69 páginas
  • RELIGÃO TRANDICIONAL AFRICANA
    32331 palavras | 130 páginas