Mudança Estrutural Azeplast

6238 palavras 25 páginas
Universidade Federal da Fronteira Sul
Campus de Chapecó
Curso de Administração
Chapecó – SC, 08 de dezembro de 2010

OS IMPACTOS DA MUDANÇA ESTRUTURAL NA EMPRESA AZEPLAST DE CHAPECÓ – SC Augusto Tonello
Gilberto De Bona
Juciele Marcia Lauermann
Luciana Graçal da Silva
Renan Miranda1
RESUMO

O artigo objetiva compreender a percepção dos gestores e funcionários acerca da mudança estrutural promovida na área de produção da Azeplast Indústria e Comércio LTDA, com sede em Chapecó/SC, situada no ramo de embalagens plásticas flexíveis e reciclagem. Para medir impactos positivos e negativos provenientes da delegação de poder aos líderes, frente a ausência dos supervisores, aplicou-se questionários qualitativos para os níveis: operacional, tático e gerencial. Primeiramente há a caracterização da empresa na qual se extraiu os dados, e posteriormente sintetiza-se o enquadre teórico-metodológico em que se inserem as considerações tecidas. Por fim, apresenta-se os dados obtidos através de gráficos e revisão teórica dos resultados, os quais revelaram, por parte dos funcionários, certa aversão à mudança. Diferentemente da gerência, que considerou-a propicia ao maior engajamento do grupo e foco na tarefa executada. Espera-se que o tema amplie a compreensão de mudança organizacional e auxilie na assimilação dos conceitos empregados na prática pela Azeplast.

Palavras-chave: Azeplast; mudança estrutural; descentralização.
1 INTRODUÇÃO

Para responder aos novos desafios empresariais, a Azeplast Indústria e Comércio LTDA, com sede em Chapecó/SC, adotou estratégias a fim de provocar um desenvolvimento sustentável ainda mais amplo, através de modificações em seu modelo administrativo e organizacional.
Criada em março de 1991, a Azeplast Indústria e Comércio LTDA, situada no ramo de embalagens plásticas flexíveis e reciclagem, surgiu com a necessidade do Frigorífico Sadia, em Chapecó, de ter onde depositar seu lixo plástico, gerado no processo industrial. Dessa

Relacionados

  • O IMPACTO DO PRÓ-EMPREGO E PRODEC NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 2007 A 2009
    19135 palavras | 77 páginas