Mudan as no Conceito de Seguran a Internacional no P s Guerra Fria e P s 11 de Setembro
São Paulo
2015
Alterações nos regimes e organizações internacionais no pós Guerra-Fria e pós 11 de Setembro
Durante o período pós Guerra-Fria e pós 11 de setembro houve muitas mudanças nos regimes e nas organizações internacionais, já que esses eventos foram muito significativos no âmbito da segurança. Para que seja feita uma análise dessas mudanças é necessário avaliar o que são e como se constituem as organizações e o regime internacional de segurança.
Primeiramente é necessário discorrer sobre o que são regimes e organizações internacionais. Regimes internacionais são um conjunto de princípios (que são constituídos por um corpo teórico sobre o qual o sistema internacional deve funcionar), normas (que fundamentam as responsabilidades e os direitos dos Estados membros), processos e procedimentos decisórios, além de regras que regulamentam o sistema internacional que estabelece e baseia as expectativas dos atores acerca de determinado âmbito das relações internacionais. Já as organizações internacionais são instituições supra estatais criadas através de tratados multilaterais entre os Estados para promover a cooperação, integração ou a transferência de soberania em diversos âmbitos políticos.
Portanto, agora é possível descrever o que temos atualmente como regimes e organizações internacionais de segurança, que são constituídos por um conjunto de princípios teóricos acerca de como o tema da segurança internacional deve funcioar mundialmente, com normas específicas, regras e determinados processos decisórios que estruturam o sistema de segurança internacional. Essas características do regime: princípios, normas, regras e processos decisórios, são estruturadas e materializadas por meio das organizações internacionais, que constituem o âmbito institucional que coordena as atuações dos atores acerca das questões de segurança. A principais