Mudan as Clim ticas PU1

1298 palavras 6 páginas
Mudanças Climáticas¹
Na COP 16 houve um ponto de vista convergente, entre os países participantes, sobre as mudanças climáticas e a responsabilidade humana na emissão de gases que fizeram aumentar o efeito estufa.
O efeito estufa é o fenômeno garantidor da existência da vida no planeta Terra, mantendo a temperatura média no nosso planeta em 14 °C. Caso este fenômeno não existisse a Terra seria gelada, com 19°C negativos. Isto porque os gases de efeito estufa retêm parte do calor emitido pelo sol, aquecendo o planeta.
O efeito estufa existe em decorrência de fatores naturais e humanos. Dentre os fatores naturais a atividade solar é a mais importante e principal responsável pelo aquecimento da Terra. Ocorre, com maior ou menor intensidade, em decorrência de vários fatores.
A pesquisa da atividade solar permitiu a formulação dos “Ciclos de Milankovitch”² que identificou a variação da atividade solar ocorrendo a cada 105, 41 e 21 mil anos. E que a quantidade e a distribuição das emissões solares varia com o tempo, com a distância entre o Sol e a Terra e com a inclinação do eixo de rotação do nosso planeta.
Consequências das Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas têm consequências diferenciadas em nosso planeta. Produz secas e graves problemas climáticos em sua maior parte, afetando a produção de alimentos e outras graves consequências que atingem os países mais pobres e as camadas mais pobres. Por outro lado, em decorrência do derretimento do gelo no Ártico, permite a exploração agrícola e do petróleo nestas áreas.
A Fundação Ecológica Universal (FEU), organização da Argentina dirigida por Osvaldo Canziani, ganhador do prêmio Nobel de 2007 elaborou o estudo intitulado “ A falta de alimentos – Os impactos das Mudanças Climáticas na Produção de Alimentos: uma Perspectiva para 2020”.
Este estudo concluiu que se o atual ritmo de aquecimento global continuar até 2020 haverá uma queda na produção de alimentos dos 20 maiores produtores de grãos. O país mais afetado

Relacionados