Mudanças e transformações sociais no Brasil

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
Colégio Amapaense
Taniely Motta
Camila Santos
Joane Renata
Anne Paola
Eduardo Monte








Mudanças e transformações sociais no Brasil













Macapá, 05 de dezembro 2014
As mudanças sociais no Brasil ocorreram de uma forma desestruturada e sem grandes efeitos para a população. Isso ocorreu porque as grandes revoluções tiveram iniciativas das elitesbrasileiras, sem a participação do povo. A independência do Brasil, por exemplo, foi feita pela elite. Mas mesmo com independência, o Brasil continuou a ser um país onde existia a escravidão, a discriminação pela classe social, cor, sexo etc...























Quando se fala em mudança social no Brasil, um termo comumente empregado é modernização. Uma pergunta sempre estevepresente nos escritos de muitos pensadores: por que existe tanta resistência às mudanças no Brasil?
Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro “Façamos a revolução antes que o povo a faça”, disse um político às vésperas do movimento de 1930. Quem domina o país faz de tudo para garantir o controle, apesar das mudanças. A Monarquia e a República comentam a mudança do Assim, modernização ou reformaregime político. Diz a Monarquia: “Não é por falar seriam os termos mais apropriados mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa”. A para classificar muitos eventos República responde: “Eu também!”. Charge de K. Lixto publicada na chamados de “revolução” no revista Fon-Fon de 1909. Brasil.
Duas “revoluções” no Brasil no século XX “Revolução” de 1930Esse foi o movimento que AcervoIconografia levou Getúlio Vargas ao poder. Na década de 1920, os grupos que dominavam a política nacional eram os Tropas de Minas Gerais no levante de outubro de 1930, que levaria mesmos desde o Império. Vargas ao poder. Com a crise de 1929, que fechou fábricas e derrubou os preços do café, houve descontentamento geral. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento que alterou os grupos no poder.Analistas desse movimento o classificam como “revolução pelo alto” ou “revolução sem revolução”: a mudança social, sem a participação popular, foi realizada com base nos interesses das classes dominantes. Mesmo assim, foi implantada a legislação trabalhista ainda em vigor no Brasil. Essa ambiguidade da “revolução” de 1930 fez do movimento um marco nas mudanças sociais no país.
“Revolução” de 1964Desencadeada por um golpe militar que derrubou o governo de João Goulart foi uma contrarrevolução. Os movimentos sociais, organizados desde 1960, foram abafados pelas forças conservadoras. Estas, temendo as “classes perigosas” e Folha Imagem o “comunismo” na cena política, deram o golpe em 1º de abril de 1964. Tropas militares ocupam as ruas do Rio de Janeiro em agosto de 1968 e detêm dezenas depessoas, na tentativa de impedir manifestação estudantil.
Os militares reprimiram Folha Imagem qualquer ideia ou atitude que parecesse de oposição e retiraram uma série de direitos dos trabalhadores. Apesar das modernizações em 1972, militares assistem à primeira viagem do metrô da várias áreas da economia, na cidade de São Paulo. fim desse período havia uma desigualdade social nunca vista no país,inflação maior que a de 1964 e enorme dívida externa.
“Modernização conservadora” Companhia das Letras entre 1920 e 1940, vários autores trataram da “modernização” no Brasil. Para eles havia uma ligação entre o passado colonial e o presente que deveria ser eliminada para o país sair do atraso. Circulavam, principalmente, duas ideias: enquanto Oliveira Vianna e Azevedo Amaral acreditavam sernecessário um Estado forte, Nestor Duarte e Sérgio Buarque de Holanda defendiam a sociedade democrática.
O golpe de 1964 levou o sociólogo Florestan Fernandes a buscar uma explicação para a sociedade brasileira que superasse a visão tradicional e conciliadora cultivada pelos intelectuais vinculados às classes dominantes. Editora Global De acordo com ele, o passado escravista está presente nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
  • Mudanças e transformações sociais no brasil
  • Mudanças e transformações sociais
  • Transformações Sociais no Brasil
  • Mudanças sociais no brasil
  • as mudanças sociais do brasil!
  • Mudança e transformação social no brasil
  • MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!