Mudanças para o codigo civil

Páginas: 2 (291 palavras) Publicado: 3 de maio de 2011
1 Desprovimentos de algumas leis do Código Comercial
2 Redefinição da figura do comerciante para empresário.
3 Surgimento do Direito Empresarial

Com a implantação do atual CódigoCivil Brasileiro em 2003, o Código Comercial passa a sofrer mudanças, particularmente pela parte de suas leis, direitos e obrigações que foram revogadas, alterando juridicamente os atos decomércios.
O Direito Comercial não deixou de existir, apenas teve alterações legislativas que continuam válidas junto com o novo Código Civil que passa a regulamentar juridicamente osatos praticados na economia, estabelecendo um regime jurídico de direitos e obrigações aplicáveis ao empresário. Assim, a partir do novo Código Civil os atos de compra e venda mercantil e decompra e venda civil tornaram-se unificados.
O atual regimento do novo Código Civil também altera a definição do comerciante a empresário, causando o surgimento da expressão DireitoEmpresarial, que sofria forte influência da moderna Teoria da Empresa.
Conforme o art. 966 do Código Civil:
“considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade organizadapara a produção ou circulação de bens e serviço”
Na verdade com as sociedades empresariais estabelecidas, as normas foram ajustadas para regulamentar as atividades do empresário ou dassociedades empresariais, cujo objetivo de promover o intercâmbio entre produtor e consumidor de forma organizada e disciplinada visando sempre uma operação lucrativa. Por exemplo, o direito dasmarcas e patentes, títulos de crédito(alguns), falências e concordatas permaneceram, ainda que com alguma alteração legislativa trazida pelo Código.
Concluindo, o Direito Comercialcom seu objeto de regulamentação sofreu mudanças, mas continua em parte regulando juridicamente as relações econômicas, ainda que com algumas alterações trazidas pelo novo Código Civil.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças do novo código civil
  • Mudanças do Código Civil de 2002
  • A mudança codigo civil
  • Mudanças no Código Civil
  • Mudanças no código civil
  • Principais Mudanças do Código Civil de 2002
  • História e mudanças do Codigo Civil Brasileiro
  • Novo código civil traz mudanças para o meio empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!