Mudanças Organizacional e Gestão de Crises: sob a óptica das competências das Relações Públicas

Páginas: 13 (3020 palavras) Publicado: 21 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS




BEATRIZ NASCIMENTO DA SILVA
FELIPE BARADEL MARCHIORI













Mudança organizacional e gestão de crises: sob a óptica das competências das Relações Públicas

























Bauru, SP
2013
Resumo

Este artigo expõe os conceitos decomunicação, mudança organizacional e gestão de crises na perspectiva das organizações. Aborda as relações dos temas entre si e o como papel do Relações Públicas pode contribuir para facilitar a busca de resultados, o acompanhamento dos processos e a mensuração.
Sob a óptica de alguns autores busca-se também a reflexão sobre os temas e a análise do cenário atual.


Palavras-chave:comunicação, mudança organizacional, gestão de crises, Relações Públicas



Objetivo


Analisar autores e linhas teóricas sobre os temas de comunicação, mudança organizacional e gestão de crise e a relação entre as mesmas no ambiente organizacional sob a perspectiva das competências das Relações Públicas.





























Introdução


Quando se fala decomunicação, mudança organizacional e gestão de crises, para quem já estudou sobre os assuntos sob a perspectiva da comunicação, fazer uma relação entre eles atualmente não requer muito esforço. Porém as relações podem ser desenvolvidas sobre planos básicos e sem a interseção necessária das três esferas (Reis, 2000).
A visão simplista sobre os impactos e os insucessos de inserção de programas de qualidade,engenharia, 5S entre outros em cem empresas, conforme aponta as pesquisas de Senge (apud Reis 2000), demonstram a fragilidade da visão sobre a comunicação encarada apenas como técnica.
Em um cenário global onde o dinamismo das mudanças está cada vez mais presente, interpretar a comunicação como fator auxiliador no acompanhamento e gerenciamento das mudanças, evitando e prevenindo situações de criseé importante para zelar o bem estar da organização. Inter-relacionando as esferas da comunicação, mudança organizacional e gestão de crises surge a figura do Relações Públicas, conforme Maximiano (2007) e Roos (2008), que citam que o controle da comunicação elaborado previamente aumenta a precisão da eficácia do processo ao qual ela estiver envolvida.
Baseado nos autores, podemos apontar asrelações públicas atuando de maneira eficaz na parte estratégica, onde pelo menos, é ciente das ações a serem tomadas, munindo os profissionais para atuarem com mais precisão nas áreas técnicas.
Contudo, sabemos que essa óptica da comunicação e principalmente das relações públicas estratégicas não relata a realidade, como Reis (2000) expõe que as teorias mais comuns nos contextos de mudançasorganizacionais são de âmbito administrativo, direcionando o escopo para o processual.



Revisão Teórica


Definir comunicação não é uma tarefa simples. Kunsch (1999) fala que até pouco tempo a comunicação era reativa e que precisa ser trabalhada de forma proativa.
Nos embasaremos nos conceitos apontados por Reis (2000) onde as relações estre as três esferas são estabelecidas positivamente e secritica estudos de métodos de mudança (tidos como mais comuns) onde a comunicação não fez parte do processo, onde a administração e outros fatores recebiam o encargo de agentes únicos da mudança. Essa perspectiva também é apontada por Katz e Kahn (1987).
A mudança organizacional pode ser definida como: “...  qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humanaou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização". (Je. Wood, 1994)
Já para Camara, Guerra e Rodrigues (2001, p. 209), Mudança Organizacional “é a alteração de estrutura e de forma de funcionamento de uma organização, com o propósito de a tornar mais competitiva e ajustada às realidades do mercado”.
Essa mudança pode ser classificada quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mensuração e avaliação de resultados de relações públicas nas crises organizacionais
  • Relações Públicas e Comunicação de Crise
  • Gerenciamento de Crises em Relações Públicas
  • Gestão pública e relações públicas
  • RELAÇÕES PÚBLICAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE
  • Relações públicas x crise
  • A Mudança e os Desafios na Gestão Pública
  • Mudança organizacional e gestão de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!