Mudanças nas avaliações brasileiras

Páginas: 7 (1548 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
 Introdução
A avaliação do rendimento escolar não precisa afastar o aluno e nem discriminar as instituições, ela é uma das principais ferramentas gerenciais para aperfeiçoamento da educação, possuindo três funções fundamentais para o processo educativo: diagnosticar, controlar e classificar
Muitos educadores distorcem seus objetivos, usam como forma de castigar os alunos desprevenidos eameaçam à reprovação, causando medo e afastamento desses alunos.
Até que ponto a avaliação escolar pode afetar a vida escolar e social dos educandos?
Este estudo fará um levantamento histórico do sistema de avaliação desde Antiguidade até os dias atuais e o quanto ela tem contribuído para o processo educativo.

 Idade Antiga
Desde a Idade Antiga pode-se encontrar formas de avaliação, quando emtribos primitivas, adolescentes eram submetidos a provas, como de seus costumes, para conseguirem sua aprovação e serem considerados adultos.
Na Grécia, em Esparta, ocorriam os jogos e competições atléticas, os jovens eram submetidos a duras provas e deveriam provar sua resistência.
Em Atenas, Sócrates, submetia seus alunos a um exaustivo e preciso inquérito oral que, atualmente, ainda é utilizadopor educadores, durante as os questionários orais.

 Idade Média
Havia um grande interesse pelo conhecimento de realidades imediatas, predominava o método racional (tradicional), aceitava-se quase passivamente a opinião de mestres e autoridades, e repetir o que se lia e se ouvia, era prova do saber.
O estudo destinava-se a formação de professores e a avaliação consistia na interpretação eexplicações de trechos selecionados por grandes mestres a fim de conseguir o exame para ensinar.

 Renascimento
Manifestava o movimento do Humanismo cristão, que visava atender as diferenças individuais e preparava os alunos para a vida. A corrente do humanismo pagão super valorizava a individualidade humana.
Destacava-se Vitorino de Feltre “Quero ensinar os alunos a pensar e não a disparatar”para reconhecer o aproveitamento do aluno, mandava-o ler, em voz alta e era aprovado aquele que dava expressão à leitura, exigia-se linguagem culta, pronuncia correta e tom de voz moderado.

 Tempos Modernos
Nessa época, surgiram obras primas das línguas modernas. A invenção da imprensa, que contribuiu para o desenvolvimento de todas as formas de atividade intelectual.
Foram fundadas,escolas e bibliotecas e os livros tornaram-se acessíveis a todos.
As quatro regras para encaminhar o espírito na busca da verdade de acordo com René Descarte são: Regra da evidencia, princípio da análise, regra assíntese e a regra da verificação, que são usadas ainda hoje na prática da avaliação.

 Idade Contemporânea
Surge a necessidade de se construir um sistema educativo inteiramente novo noqual a educação passa ao domínio do Estado. Houve uma forte reação contra o ensino humanista tradicional, dando relevo predominante nos planos educativos às ciências naturais, às línguas modernas e aos trabalhos manuais.
Nos séculos XIX e XX, predominaram as seguintes correntes pedagógicas: o individualismo, o socialismo, o nacionalismo e pragmatismo. Também um movimento em prol da reabilitação dosvalores espirituais acentua, além da necessidade de formação intelectual e cientifica, a formação ético-religiosa.

 Processo Histórico Avaliativo Nacional
No período colonial, as principais escolas foram jesuíticas. A avaliação é uma herança trazida ao Brasil pelos Jesuítas na época da colonização, as escolas tinham a tarefa educativa de trazer suas culturas, catequizar e civilizar osnativos. A partir da colonização, muitos planos foram implantados à educação, que serviram como base para ser implantado o verdadeiro plano.
Em 1961, a primeira lei de Diretrizes e Bases garantiu o direito à educação em todos os níveis.
Entre 1554 e 1570, foram fundadas 5 escolas de ensino elementar que tinha a duração de 6 anos e 3 colégios.
Em 1752, Marquês de Pombal implantou o ensino...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças no cenário da educação brasileira
  • Mudanças nas famílias complexas brasileiras
  • A mudança da capital brasileira
  • mudanca na infraestrutura de transporte brasileira
  • AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
  • Mudança organizacional em uma empresa familiar brasileira
  • As Implicações das Mudanças de Regra da Poupança Brasileira
  • A mudança do papel do estado na economia brasileira.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!