Mudanças na familia

Páginas: 2 (402 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
partir da década de 90 para cá, as separações e divórcios adicionam um grau de complexidade na média em que crescem os recasamentos, com tendências para a variação nos diversos tipos de “ArranjosFamiliares”,Descreve mudanças significativas a partir do século XVI, onde assiste-se a um processo de nuclearização da família, acompanhado da individualização de seus membros que reivindicam umaprogressiva privacidade o que alterará significativamente os espaços de morar, havendo a diluição das famílias conjugaisMas, somente a partir da Idade Moderna, a família conjugal do século XIX, tinha umamarca de “indivisão”, agrupada sob o domínio das relações de trabalho e que originou a grande família patriarcal. (Do feudalismo X capitalismo).a família exerce o seu papel de mediação entre indivíduos ecomunidade, de encontro entre geraçõesNos séculos XVIII e XIX, a família moderna - a família nuclear- substitui um modo de produção baseado na mão de obra da família extensa. Entretanto, é no séculoXIX, que a família burguesa – a unidade doméstica – compõe-se, sobretudo de pai, mãe e filhos repartindo uma unidade habitacional.
“arranjos familiares” ou “novos modelos de família”.
As tipologiassobre os novos arranjos variam muito quanto à denominação, entretanto, os mais citados pelos estudiosos são: família nuclear (conjugal); família extensa (consangüínea); família unilateral; famíliamonoparental. No Brasil, a monoparentalidade responde pela diversificação dos arranjos familiares, segundo estudo realizado por Goldani (1993), compreendendo os períodos de 1981 a 1989. Há um decréscimonas famílias formadas por casais e um aumento proporcional nas famílias monoparentais, em sua maioria formadas por mãe com filhos.
brasileiras era dada, durante aquele período, apenas pelo seu papelna família.
As transformações modernizantes, após 1930, possibilitaram a configuração de uma nova feição da condição feminina para as mulheres desse segmento social. Elas tiveram o seu papel...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças nas Famílias
  • A CONTEMPORANEIDADE E AS MUDANÇAS NA FAMÍLIA
  • As mudanças sociais da familia e o direito
  • as mudanças das famílias nos últimos tempos
  • Mudanças e Transformações na Família e no Trabalho
  • Mudanças nas famílias complexas brasileiras
  • As Mudanças Sociais da Família e o Direito
  • As mudanças familiares: famílias monoparental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!