Mudanças globais na sociedade global

Páginas: 11 (2582 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
MUDANÇAS GLOBAIS NA SOCIEDADE GLOBAL
Processo de Integração – MERCOSUL
conflitos entre Brasil e Argentina


Em virtude da cristalina transnacionalização, os Estados buscando obter vantagens se unem a outros Estados via acordos multifacetários objetivando aumentar sua força perante aos outros atores internacionais. No caso do MERCOSUL oportunizou com que alguns países do cone sul superassemsuas crises internas e se fortalecessem junto ao cenário mundial.

Abstrac: Due to the crystalline transnationalization, States seeking to take advantage join other states via multifaceted agreements aiming at increasing its power against other international actors. In the case of MERCOSUL, it made possible that some Southern cone countries overcome its internal crisis and prop up next to theworld stage.

Resuméé: En raison de la transnationalisation cristalline, les Etats cherchent à profiter rejoindre d'autres Etats par des accords multiformes visant à accroître son pouvoir contre d'autres acteurs internationaux. Dans le cas du MERCOSUL, il a fait possible que certains pays du cône Sud surmonter sa crise interne et soutenir à côté de la scène mondiale.


Objetivando enrobustecersuas fronteiras de comércio e disseminar uma interferência cultural, a formação de blocos é uma forma certeira de alcançar os objetivos. A busca pelo desenvolvimento econômico e social do continente urge pela união de forças via tratados. Por meio de ligações de assuntos os atores negociam acordos que, de uma forma ou de outra, acabam tendo um vínculo uns com outros , criando uma teia entreassuntos, ligando os estados entre si(Keohane appud Lucena, p.42)

O MERCOSUL- Mercado Comum do Sul, criado em 26/03/1991 com assinatura do Tratado de Assunção, no Paraguai, tem como membros Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (este último suspenso temporariamente do bloco em função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012. A suspensão está prevista até abril/2013). Aincorporação da Venezuela se deu julho de 2012, concedendo 180 para adequação do novo membro.

Os esforços para a concretização do tratado remonta desde os anos 80, e prevê a adesão de Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia tão logo suas economias estejam de fato organizadas.

O tratado tem o PIB de 2 trilhões de dólares e os países juntos somam 311 milhões de habitantes, demonstrando ter umpotencial que facilita com que os objetivos sejam alcançados.

Em 1995 foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros, onde previa que até 90% das mercadorias estariam livres de tarifação comercial.

O tratado prevê a unificação da moeda. Após a experiência negativa da Europa, acredito ser pouco provável a concretização deste tópico previsto no acordo.

Desde a década de 90 aideia de um mundo cosmopolita se tornou mais clara, haja vista que os acontecimentos ocorridos pelo mundo apresentaram influência no sistema internacional. Foi certamente o resultado da internacionalização do processo produtivo e os efeitos desta globalização se reflete nas áreas econômica, cultural, social e política, porém definitivamente a influência econômica é mais marcante. Os atoresinternacionais, governamentais e não governamentais sofrem diretamente o resultado da interdependência complexa. Para Keohane esta interdependência tem como pressuposto de existência a interferência que estes atores promovem nas relações internacionais. Gunder Frank, considerado um pessimista no que tange o capitalismo, manifesta que esses atores não passam de ferramentas que os países ricos lançam mão paramanterem os países pobres dependentes (O autor não coaduna com este pensamento limitado e ultrapassado).

Interdependência Complexa é o resultado da multiplicação das interconexões globais e da aceleração dos fluxos financeiros, demográficos, de bens, serviços e de informações. A globalização da economia e o progresso das tecnologias acentuaram paulatinamente a interdependência das nações....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sociedade global
  • A Sociedade Global
  • resenha mudança global
  • Biosfera e mudanças globais
  • Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
  • Mudanças climáticas globais
  • Mudanças Climáticas Globais
  • Mudanças ambientais globais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!