MUDANÇAS DO CLIMA, MUDANÇAS DE VIDAS

Páginas: 8 (1887 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Imagine que a atmosfera que cobre a Terra e nos oferece condições de vida é um oceano com 400 quilômetros de profundidade. O ar que nós respiramos – denso e úmido – fica bem no fundo, nos últimos 30 quilômetros. É justamente nesta fina e delicada camada que estamos jogando imensas quantidades de poluentes por ano. Isto causa mal à nossa saúde e ameaça a saúde do planeta. A temperatura média daTerra gira em torno de 15o C. Isto ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o vapor d’água em nossa atmosfera. Eles formam uma camada que aprisiona parte do calor do sol que incide em nosso planeta. Se não fossem estes gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17o C. Este fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse porele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade.
Só que desde a Revolução Industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos. As florestas, grandes depósitos de carbono, começaram a ser destruídas e queimadas cada vez mais rapidamente. Então imensasquantidades de CO2, CH4 e outros gases começaram a ser despejadas na atmosfera, tornando aquela camada mais espessa. Mais calor do sol fica retido em nossa atmosfera. Isto intensifica o efeito estufa. E nosso planeta, agora, já mostra sinais de febre.
Quando o aquecimento global foi detectado, alguns cientistas ainda acreditavam que o fenômeno poderia ser causado por eventos naturais, como aerupção de vulcões, aumento ou diminuição da atividade solar e movimento dos continentes. Porém, com o avanço da ciência, ficou provado que as atividades humanas são as principais responsáveis pelas mudanças climáticas que já vêm deixando vítimas por todo o planeta. Hoje não resta dúvida. O homem é o principal responsável por este problema. E é ele que precisa encontrar soluções urgentes para evitargrandes catástrofes.
Desmatamentos e queimadas geram 75% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil e nos colocam na triste posição de quarto maior poluidor mundial, lançando entre 200 e 300milhões de toneladas de carbono na atmosfera por ano. Isto intensifica o aquecimento global, que torna o clima mais seco na Amazônia. A floresta fica mais vulnerável ao fogo e à destruição. O ciclo destrutivose intensifica. As mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia diminuem a formação de nuvens sobre a floresta. A região Sul do Brasil, que depende destas chuvas, fica exposta a períodos de seca muito severos. No período de 2004 a 2006, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina passaram por estiagens muito intensas. Nas duas últimas décadas, para cada dez safras, os agricultores do RioGrande do Sul tiveram quatro delas frustradas pela ocorrência de estiagens. O volume de águas das Cataratas do Iguaçu, cartão- postal do Brasil, foi reduzido a cerca de 20% do normal. Das 275 quedas d’água das Cataratas, pouco mais de 30 mantiveram fluxo constante de água no período. A visitação ao Parque Nacional do Iguaçu teve uma queda considerável.
Em março de 2004, o primeiro furacão járegistrado no Atlântico Sul atingiu várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Batizado de Catarina deixou um rastro de destruição. Onze pessoas morreram, 32 mil casas foram danificadas, 400 foram destruídas e os prejuízos ultrapassaram R$ 1 bilhão. Estudos recentes mostram que a região Sul do Brasil é a segunda mais favorável à ocorrência de tornados, uma das mais violentas perturbaçõesatmosféricas.
No final de agosto de 2005, o furacão Katrina destruiu Nova Orleans, nos Estados Unidos. Cientistas alertam que fenômenos como esses podem ser mais frequentes em um planeta mais quente, inclusive na costa brasileira. Ondas inéditas – No Rio de Janeiro, alterações na dinâmica das correntes marítimas e dos ventos mudaram a direção nas ondas na Baía de Guanabara e nas proximidades do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mudanças do clima, mudanças de vida
  • mudança de clima, mudança de vida
  • mudança de clima mudança de vida
  • Mudança do clima, mudanças de vida
  • Mudança do clima, mudança de vida.
  • Mudanças de Clima, Mudanças de vida
  • Mudança do Clima
  • o clima e suas mudanças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!