Mudanças de postura na eduação:reflexões de uma professora de matemática

Páginas: 5 (1123 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2011
MUDANÇAS DE POSTURAS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA

A educação, inicialmente, era responsabilidade exclusiva das famílias. Envolvendo aspectos culturais, sociais e econômicos, era privilégio de poucos, e apenas a elite a ela tinha acesso. Gradativamente a incumbência da Educação foi passada à igreja e, com a evolução da sociedade, analisada por vários pensadores, cadaqual a seu tempo, foi-se atribuindo a tarefa de educar às escolas. Auguste Comte afirmava que a transformação da sociedade só aconteceria com a revolução das idéias e esse mister só seria concretizado através da educação que era um dever do Estado. Essa educação atendia às necessidades do
poder hegemônico, formando profissionais técnicos convenientes à situação. Portanto, era excludente.
Hoje,com uma "visão" muito mais ampla, a Educação é aberta a todos, procura atingir a "massa", na esperança de combater o analfabetismo e possibilitar uma melhor inserção do indivíduo na sociedade. Porém, a escola, que é uma das instituições a quem cabe a educação, ainda é um aparelho ideológico que faz com que os alunos interiorizem o modo de pensar, sentir e agir dominante na sociedade. A ideologia éilusória, pois oculta a realidade. A partir dela elabora-se os pensamentos, produz-se discursos, que na verdade não retratam o desejo de instituições sociais. Seu conteúdo é convincente, mas possui partes silenciosas, apresentam uma realidade sem contradições, colocando as diferenças reais como uma diversidade das condições de vida, sem levar em conta a organização social e cultural. Assim, elacontinua excludente. Podemos perguntar: o que fazer?
Acreditamos que a escola é um todo e como tal devemos dela participar. Se houver uma intenção coletiva de se fazer educação, certamente ela será includente e possibilitará ser realmente "para todos". Aí então, a escola será um corpo onde cada membro é imprescindível para promover o ser humano. Nesta perspectiva, faz-se necessário uma mudança deconcepção de Educação, pois os tempos mudaram, as pessoas mudaram, mas o sistema educacional continua o mesmo.
Ainda encontramos freqüentemente, profissionais da educação repassando conteúdos, esquecendo que os seres humanos são capazes de raciocinar por si mesmos, reconstruindo conhecimentos, mas um conhecimento que promova a vida, dando a ela o valor merecido de tal modo que as pessoas tenham apossibilidade de uma vida digna, humana e cidadã.
A aquisição do conhecimento não se inicia quando o aluno ingressa num processo formal de ensino. Essa aquisição já vem se dando durante todo o decorrer de sua vida, a partir do momento em que ele é obrigado, no confronto de suas necessidades cotidianas a adquirir o saber que lhe possibilite a superação dessas necessidades.
Supõe-se que a escola,nesse contexto, deva ser um ambiente que propicie ao estudante sentir-se valorizado com sua cultura, seu meio social e seus valores. Entender o processo educativo apesar de estar inserido nele é uma dificuldade que se apresenta à maioria dos alunos, principalmente quando se é criança ou adolescente. Talvez o distanciamento entre aluno e professor, dependendo da época em que se estuda, criasseaquele ambiente gélido, pouco receptivo, onde o professor é detentor do saber e mero retransmissor dos conhecimentos acadêmicos. O aluno, por sua vez, era o ouvinte que só respondia ao que lhe era solicitado e da forma que o mestre queria!
A vida e o processo de conhecimento devem caminhar juntos, pois não há nada que possa ser mais útil para o crescimento do ser humano que o saber.
O caminhar daeducação, seus desafios, possibilidades e limites devem atender aos anseios de um mundo cada vez mais globalizado, com um ensino produtivo em que a inter e a transdisciplinaridade sejam constantes na construção do conhecimento efetivo.
O conhecimento, nesse sentido, é o conhecimento da realidade manifestada por meio de coisas que aparecem para si, e só essas são, de fato, significativas. A busca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação: mudança de postura
  • Professora de Matemática
  • Nova postura do gerente perante as mudanças
  • atps matematica aplicada professora ivonete
  • A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NUMA POSTURA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
  • postura
  • POSTURA
  • postura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!