mudanças de estado de um átomo

Páginas: 7 (1632 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2013
Introdução:


Objetivo

O objetivo desse experimento é avaliar o comportamento de um átomo e de uma molécula nas mudanças de estados (Sólido, Líquido e gasoso) através calor recebido ou doado, ou da variação do volume por ele ocupado e compare os resultados.


Introdução Teórica


- Calorimetria


Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ousistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.


- Princípio de Equilíbrio Térmico


Quando vários corpos inicialmente a temperaturas diferentes trocam calor entre si, e só entre si, observamos que alguns perdem enquanto outros recebem calor, de tal maneira que decorrido um certo tempo, todos estacionam numa mesma temperatura, chamada temperatura de equilíbrio térmico.

- Lei Zero daTermodinâmica

Se considerarmos dois objetos A e B e um terceiro objeto T está em equilíbrio com A e também com B, podemos dizer que A e B estão em equilíbrio entre si.

Fig.1 Equilíbrio Térmico

Essa lei garante a possibilidade de usarmos um termômetro T para averiguar se os dois corpos A e B estão em equilíbrio. Ou seja, podemos conferir se os dois corpos estão com a mesma temperatura.- Definição de Calor e Calor Latente

Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe ou perde calor, mas não que ele possui calor.
Calor latente é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passe do sólidopara o líquido, do líquido para o gasoso e vice versa. Durante a mudança de fase a temperatura da substância não varia, mas seu estado de agregação se modifica. O calor latente pode assumir tanto valores positivos quanto negativos. Se for positivo quer dizer que a substância está recebendo calor, se negativo ela está cedendo calor. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade é kJ/kg (quiloJoule por quilograma).
Para calcular o calor latente de uma subtância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.

- Capacidade térmica (C)

É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura.
A unidadede capacidade térmica no S.I. é o J/K (joule por kelvin).

- Calor específico (c) ou calor sensível

É a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cada massa unitária que esta vier a se incluir. Isto quer dizer que a Capacidade Térmica de um corpo é dada pelo Calor Específico da substância que o compõe e sua massa.
Uma caloria (1 cal): éa quantidade de calor necessária para aquecer, sob pressão normal, 1,0 g de água de 14,5°C a 15,5°C.

- Propriedades envolvidas nas trocas de Calor (Princípios da Calorimetria)

Princípios de transformações inversas: a quantidade de calor que um corpo recebe é igual, em módulo, à quantidade de calor que um corpo cede ao voltar, pelo mesmo processo, à situação inicial.
Princípio do EquilíbrioTérmico: quando vários corpos inicialmente a temperaturas diferentes trocam calor entre si, e só entre si, observamos que alguns perdem enquanto outros recebem calor, de tal maneira que decorrido um certo tempo, todos estacionam numa mesma temperatura, chamada temperatura de equilíbrio térmico.
Princípio da Igualdade das Trocas de Calor: quando vários corpos trocam calor apenas entre si, a somadas quantidades de calor que alguns cedem é igual, em módulo, à soma das quantidades de calor que os restantes recebem.

Q1 + Q2 + ... + Qn = 0

- Conceito de transferência de calor

A transferência de calor ocorre quando dois ou mais corpos que estão em temperaturas diferentes são colocados em contato, ou em um mesmo local, fazendo com que a energia térmica de um corpo seja transferida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudança de Estado
  • UM ESTADO EM MUDANÇAS
  • Desenvolvimento e mudança do Estado brasileiro
  • A representação de mudança de estado
  • Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro
  • Desenvolvimento e Mudanças no estado Brasileiro
  • DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA NO ESTADO BRASILEIRO
  • Mudancas de estados de agregacao da materia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!