mudanças climaticas

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
DEMOGRAFIA

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que sãoinfluenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações. Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.
O termo“demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjoespacial ou a forma como a população é distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características dapopulação.
O chamado “movimento da população” também constitui objeto de estudo da demografia. Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentosmigratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc. A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial quecaracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político. A demografia possui quatro abordagensdiferentes que variam de acordo com o foco de estudo.
CLIMATOLOGIA

Climatologia é a ciência que estuda o clima. Surgida com o Renascimento (antes disso os eventos atmosféricos eram tidos como obrade Deus, embora tenham sido publicados dois trabalhos a respeito, antes disso: um por Hipócrates em 400 a.C. e outro por Aristóteles em 450 a.C., respectivamente “Ares, Águas e Lugares” e“Meteorológica e Escrita”). Com a invenção do termômetro, em 1593, por Galileu e do barômetro de mercúrio, em, por Torricelli, finalmente os eventos da atmosfera puderam ser medidos e estudados. Mais tarde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudanças climáticas
  • Mudanças climaticas
  • mudanças climaticas
  • Mudanças climáticas
  • mudanças climaticas
  • Mudanças Climáticas
  • Mudança climatica
  • Mudanças climaticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!