Mudança de Mídia e Paradigma

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1 MUDANÇA DE PARADIGMA
As tecnologias informacionais de comunicação e redes sociais vêm ocupando um papel de destaque nas discussões sobre a comunicação na contemporaneidade. Ao ler sobre as jornadas de junho, por exemplo, não é raro encontrar menções sobre como tais manifestações (assim como as de Istambul e Cairo) só puderam tomar suas devidas proporções devido à articulação em redes sociaisassociadas ao uso de internet móvel em celulares.
Embora seja praticamente impossível refutar tal argumento, ao analisar as jornadas de junho e as dinâmicas comunicacionais nela presentes, o papel da tecnologia torna-se secundário ao considerarmos as possibilidades geradas a partir dela. Como colocado por Bruno Torturra no programa Roda Viva, questionado sobre a tecnologia usada pela MídiaNinja: “o importante não é a tecnologia, ela é bem banal, a grande tecnologia é na cabeça da pessoa.”. O embate entre nova e velha mídia, muito bem representado no programa há pouco citado, rende e ainda renderá muito assunto, e é nele que se concentrarão os esforços ao longo deste artigo.
Para abordar tal questão, entretanto, uma perspectiva apontada por Fritjof Capra em seu livro O Ponto deMutação se mostra amplamente adequada. Escrito na década de 70, seu livro parte da hipótese de que, todas as crises contemporâneas, vividas nos mais diversos campos da ciência e da sociedade, são, na verdade, faces diferentes de uma mesma crise. Capra parte então para uma revisão histórica de quase toda a evolução do pensamento científico ocidental, mostrando como a lógica analítica/cartesiana quefundamenta o método científico é a principal responsável pelas crises que vão da física (primeira a ser superada, com o modelo da relatividade proposto por Eistein) à biologia, medicina, e às próprias instituições políticas. Ao separar a realidade em unidades cada vez menores para compreender o comportamento de suas “partículas mínimas” de significação, o modelo analítico/cartesiano acaba por perder acompreensão do todo. Sua precisão em escala micro se contrapõe à sua inabilidade de lidar com a escala macro. Como já consolidado pelo jargão “o todo é maior que a soma de suas partes”.
Segundo Capra, precisamos de mudar nosso pensamento de um modelo científico analítico para um modelo sistêmico. Ao invés de trabalhar com elementos isolados, prioriza-se o estudo das relações estabelecidas entreos elementos, sem removê-los da complexidade na qual estão naturalmente inseridos.
De volta ao campo da comunicação, a mudança de paradigma apontada por Capra nos dá um ótimo ponto de vista para analisá-la. Embora alguns pontos semelhantes tenham sido abordados por diferentes autores, seu ponto de vista consegue fornecer certa clareza ao abordar o embate entre nova e velha mídia.

2 VELHAMÍDIA
Segundo tal lógica teríamos, portanto, uma velha mídia operando ainda em modo analítico/cartesiano, tentando insistentemente individuar lideranças em um movimento horizontal, individuar grupos e comportamentos para poder julgar toda uma massa de indivíduos. A cobertura das jornadas de junho pela velha mídia seria portanto, o melhor exemplo para mostrar, na comunicação, a incapacidade domodelo analítico/cartesiano de atuar em uma realidade sistêmica. Em menos de 24 horas vândalos se transformam em manifestantes. De baderna se passa a manifestação da democracia, para depois focar-se novamente em uma minoria desordeira.
Vale ressaltar, porém, como muito bem apontado por Venício Lima, que vivemos em um momento de transição, e tais comportamentos, tão típicos da velha mídia, ainda ressoacom bastante força na população, até mesmo quando esta utiliza-se das novas mídias. Dessa forma, enquanto nos jornais os manifestantes passavam de vândalos a manifestantes e de volta a vândalos, nas redes sociais a cada nova manifestação surgiam novos comportamentos e novos julgamentos. A manifestação, passava de comunista à fascista em questão de horas. Do apartidarismo passou-se ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mudança de paradigmas
  • mudança de paradigma
  • Mudanças de paradigmas
  • A mudança de paradigma
  • Mudança de Paradigma
  • resumo do texto mudanças dos paradigmas
  • Gestão escolar: mudança paradigma
  • Mídias sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!