MUDA FORÇADA DE GALINHA DE POSTURA

1928 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA CÂMPUS IPORÁ

MUDA FORÇADA DE GALINHA DE POSTURA

Lucas Jorge dos Santos

IPORÁ
2013

INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA CÂMPUS IPORÁ

MUDA FORÇADA DE GALINHA DE POSTURA

Professor: Bruno Duarte Alves Fortes

Trabalho apresentado à disciplina de Avicultura como um dos pré-requisitos da 1ª avaliação de apredinzagem.

IPORÁ
2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO

O acontecimento ou renovação de penas chamado de muda, ocasiona um descanso reprodutivo na maioria das espécies. A muda se caracteriza como, novo ciclo de produção em aves que iriam ser descartadas em virtude da redução da produtividade. Durante o período de crescimento das aves, acontece duas mudas sucessivas, antes do empenamento definitivo chamado empenamento de base, que ocorre na pré-nupcial na primavera e o segundo pós –nupcial verão-outono. (COTTA, 2002).
Além das mudas naturais, hoje pesquisas demonstram que, ao se fazer a muda forçada acontece uma melhoria na qualidade e quantidade dos ovos de poedeiras que iriam ser descartadas em virtude da inviabilidade produtiva decorrente do fim de um ciclo de produção. Essa técnica vem sendo utilizado pelos avicultores com muita frequência a fim de obterem uma maior produção e um melhor desfrute de suas aves. Os métodos utilizados são; Manejo com restrição alimentar; Jejum Prolongado ou Método Califórnia; Métodos Nutricionais; Farmacológico; Porém alguns avicultores não preocupam com bem-estar animal, querem apenas os bons resultados, muitas vezes elevando suas aves em situações a extrema. (COTTA, 2002; TEIXEIRA & CARDOSO, 2011).
A eficácia de um programa de muda forçada é influenciada por algumas variáveis, tais como; Linhagem da poedeira, Perda de peso corporal,

Relacionados