MUDAÇAS NO FEUDALISMO

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
O Período Clássico é também identificado como “Período da
s Hegemonias” por causa do revezamento de soberania que ocorreu entre as cidades-estado Atenas e Esparta. Essa fase da história da GréciaAntiga, entre os séculos VI e IV a.C., é identificada como a mais gloriosa dos gregos, mesmo sendo também um período de muitas guerras.

Parthenon, um dos mais importantes monumentos do PeríodoClássico da Grécia.
O Período Clássico da história da Gr
écia Antiga é repleto de conflitos. Logo no início do período houve uma série de enfrentamentos entre os gregos e os persas. Em 490 a.C. o reipersa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia em consequência da conquista dos persas. A atitude de Dario I foi uma tentativa de punição ao comportamento desuas novas colônias, para isso invadiu a Hélade. Entretanto os gregos derrotaram os persas. Dez anos depois o filho de Dario I, Xerxes I, lidera os persas para mais uma ataque aos gregos, mas acabamderrotados novamente. Insistentes, os persas tentam a vitória através de uma terceira guerra em 468 a.C. e tornam a sair derrotados. Esta última derrota fez com que os persas assinassem um tratadoreconhecendo a superioridade dos gregos no Mar Egeu. Todos esses momentos são capítulos das chamadas Guerras Médicas.
Entre a segunda guerra médica e a terceira os atenienses lançam a pedra fundamentalde sua hegemonia por muitos anos, trata-se da criação da Liga de Delos. A Liga de Delos foi capitaneada por Atenas com o propósito de reunir as cidades gregas e se organizaram para o caso de uma novainvasão dos persas. As cidades que integravam a Liga ou Confederação de Delos comprometiam-se a pagar tributos anuais e a ceder homens e barcos em caso de conflitos. Mesmo com os persas totalmentederrotados na terceira tentativa de invasão, a Liga de Delos permaneceu e com o tempo a cidade-estado de Atenas começou a utilizá-la em benefício próprio. Com isso Atenas se enriqueceu e modernizou,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • O feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • Feudalismo
  • feudalismo
  • feudalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!