MUBE

Páginas: 10 (2425 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014




ENGENHARIA CIVIL
TURMA TUTELADA

DP – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
6º SEMESTRE
MUBE – Museu Brasileiro de Escultura


Nome: Elias Habib de Sousa Georges
RA: 339766-1
Serie/Turma: 10/EC0901
Campus: BCL- Indianópolis
Professor: Rene

São Paulo 2014

MUBE - Museu Brasileiro de Escultura

MUBE - Museu Brasileiro de Escultura
O MuBE surgiu a partir da iniciativaconjunta da Sociedade dos Amigos dos Jardins Europa e Paulistano, SAJEP e da Sociedade de Amigos dos Museus, SAM Nacional, há 20 anos, quando iniciaram um movimento social liderado pela atual presidente, Marilisa Rathsam, impedindo a construção de um shopping center em zona residencial. O terreno foi cedido pela prefeitura, em comodato, por 99 anos e a construção foi realizada com o esforço da iniciativaprivada.
Um concurso público premiou o projeto de Paulo Mendes da Rocha, hoje um dos mais expressivos e premiados arquiteto da contemporaneidade, sendo o MuBE uma de suas obras mais conhecidas, nacional e internacionalmente. Para o arquiteto, o museu é um lugar de concentração, reflexão do trabalho humano e da produção artística. O jardim do MuBE é projeto do renomado paisagista Burle Marx.Inaugurado em maio de 1995, com a Exposição de Victor Brecheret, o MuBE, ao contrário dos museus tradicionais, tem como vocação ser um "museu aberto", sem manter um acervo fixo, recebendo exposições temporárias de artistas da vanguarda histórica e moderna, representativos na formação da arte moderna e contemporânea nacional e internacional.
    
Desde 1997, conta com a coordenação geral de ArtesPlásticas de Fábio Magalhães, que vem definindo a linha de trabalho do MuBE em conjunto com a direção técnica de Inês Raphaelian.
Os ateliês oficina do MuBE, sob a coordenação de Saleti Barreto de Abreu, oferecem cursos e workshops nas diversas mídias e linguagens das artes visuais, ministrado por artistas plásticos, críticos e historiadores da arte, profissionais reconhecidos no contexto daprodução da arte contemporânea e no meio acadêmico, proporcionam orientação dirigida aos interesses individuais de cada aluno.
A divisão de Audio Visual, coordenada por Henrique Siqueira, é responsável pela programação e curadorias do auditório e das interfaces técnicas envolvendo música e mídia eletrônica do Museu. Apresenta programação musical contínua em parceria com a Fundação MagdaTagliaferro e Teatro Municipal. A programação anual realiza em torno de 90 apresentações de música solo ou de grupos de câmara, nas áreas de música contemporânea, erudita e lírica, oferecendo ao público visitante uma dinâmica opção cultural.
    
No auditório, com capacidade para 204 pessoas, são também realizadas mostras de vídeoarte, palestras e cursos teóricos e sedia simpósios e congressos. É também objetivo doMuBE manter vínculo acadêmico, recebendo e apresentando defesas de teses na área de artes visuais.
A sala multimídia, "Um Museu sem Fronteiras", mantém um acervo de vídeos e CD-ROMs para consulta e pesquisa. O museu está desenvolvendo projeto de implantação de um atelier de multimídia e telemática, que irá se configurar num ponto de encontro de produção e reflexão da arte eletrônica.
O MuBErecebe, além do público em geral, um público especializado e formador de opinião, tem contado com a apreciação e colaboração de profissionais e instituições reconhecidos no âmbito cultural nacional e internacional que, em conjunto, tem como objetivo uma atuação representativa na formação da cultura nacional.
Público
Além de um público em geral, o Museu Brasileiro da Escultura recebe um públicoespecializado, formado por artistas plásticos, arquitetos, críticos e historiadores de arte, museólogos, colecionadores, estudantes, uma marca diferencial do público freqüentador do MuBE, que em grande parte é o público formador de opinião.
Exposições internacionais de grande porte, como Max Ernst e DeChirico, trouxeram ao MuBE, uma média de 10.000/mês visitantes. As atividades que o MuBE...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MuBE
  • MuBE
  • MuBE
  • MUBE
  • MUBE
  • MUBE
  • MuBe
  • Mube

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!