mtriz bcg

1918 palavras 8 páginas
EDIR LUIZ WARKEN
JOSÉ ADILSON BARROS
GILSON
MAYARA
MATRIZ BCG E ANÁLISE SWOT
MARECHAL CANDIDO RONDON
2014
Matriz BCG
Matriz crescimento-participação, também conhecida como matriz BCG é um diagrama que serve para analisar o fluxo de caixa gerado por cada produto. Criada pela empresa americana Boston Consulting Group, o diagrama BCG, considera dois fatores em sua análise: O crescimento do mercado e a fatia de mercado que a empresa possui. Seu principal objetivo auxiliar os processos de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas, e tem como base mostrar o quanto um produto suporta no mercado, o ciclo de vida do produto.
O diagrama possui dois eixos, no horizontal é determinada a relação da fatia de mercado que pertence à empresa, e no eixo vertical é considerado o crescimento do mercado, ambos em escala logarítmica. Este crescimento depende do mercado que a empresa esta inserido, pois um crescimento de 10% pode ser alto para alguns e baixo para outros.
É dividida em duas partes, crescimento do mercado e participação relativa de mercado, pode se concluir que quanto mais rápido for seu crescimento do mercado e maior for sua participação de mercado, melhor será sua empresa analisada. Terá uma maior vantagem competitiva sobre seus concorrentes.
Um produto ou serviço desenvolve-se também em ciclos evolutivos que vão desde a concepção ao declínio, momento em que produtos substitutivos, novas concepções ou aperfeiçoamentos são necessários para adequá-lo às necessidades do mercado e assim garantir a continuidade da empresa. De acordo com, (BERNARDI, 2007, p. 166).
O ciclo de vida do produto requer desde sua criação ou entrada no mercado, precisa um investimento para ele sobreviver no mercado, depois de seu reconhecimento vira uma vitrine, podendo se manter ou caindo em declínio.
De acordo com a situação do produto dentro da empresa é representada no gráfico em quatros quadrantes:
Fonte:Administração de

Relacionados

  • Estratégia
    38231 palavras | 153 páginas