Mtrix BGC

733 palavras 3 páginas
Matriz BCG

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas.

Matriz BCG dentro das organizações
Marketing digital são recursos aplicados na divulgação online de produtos, serviços, marcas, etc. Portanto, possui o objetivo de aumentar a venda do que está sendo ofertado. Porém, de nada adianta divulgar o produto se não houver a possibilidade de saber o comportamento dos consumidores diante dele.
É ai que entra a Matriz BCG, matriz de crescimento-participação. Essa ferramenta é de extrema importância ao marketing digital, pois demonstra o posicionamento da marca ou produto em relação ao mercado que está introduzido. Além disso, apresenta sua possibilidade de crescimento e a avaliação da competitividade do mercado.
Esse fator apesar de significativo deve ser manuseado de maneira certeira para que assim possa apresentar, efetivamente, a realidade do mercado. Por isso, antes de aplicar a Matriz BCG em ações de marketing digital, é importante calcular as informações base que irão compô-la.
A primeira delas é a variável-chave de cada quadrante (estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi), a qual formará uma espécie de gráfico. Nesse, o X representará o período e o Y as vendas. Esse recurso, além de ser de extrema importância à matriz BCG, também é útil para analisar, efetivamente, tanto o ciclo de vida do produto (CVP) quanto as estratégias para cada etapa do produto.
Cada quadrante é representado por um tipo produto característico. Produto estrela é aquele que

Relacionados