MTAdoc1

1673 palavras 7 páginas
TIPOS DE CONHECIMENTO: FILOSÓFICO
É a forma de conhecimento caracterizada pela reflexão racional e pelo foco na lógica. O estudo filosófico tem a intenção de ampliar a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua amplitude, buscando conceitos, definições e classificações.
O filósofo está sempre pensando e avaliando a justiça, a correção e todos os valores considerados universais. Ele não tem um objeto de estudo único. Ele investiga e questiona profundamente o ser, a sua natureza, sua essência e seu fim.
O conhecimento filosófico: utiliza o raciocínio; surge da capacidade de reflexão; serve para estabelecer uma concepção geral do Universo; especulativo; não depende de provas materiais/reais; gera ideologias
Características do conhecimento filosófico:
Valorativo – o ponto de partida são hipóteses que não podem ser submetidas à observação. O conhecimento emerge da experiência e não da experimentação.
Não verificável - os enunciados das hipóteses filosóficas não podem ser confirmados nem refutados, mas são logicamente correlacionados.
Sistemático - suas hipóteses e enunciados visam à representação coerente da realidade estudada, na tentativa de apreendê-la como um todo.
Infalível e exato - seus postulados e hipóteses não são submetidos ao teste da experimentação. Há um esforço da razão pura, com a finalidade de questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado. A filosofia emprega o método racional, em que prevalece a coerência lógica. TEOLÓGICO OU RELIGIOSO
É a forma de conhecimento baseada na fé e na crença, na aceitação de princípios dogmáticos (irrefutáveis e indiscutíveis) ligados à existência de entidades supra-humanas. Trata-se de conhecimento por revelação divina, experiência religiosa ou mística.
Características do conhecimento religioso:
Valorativo - se apóia em doutrinas, que contêm proposições sagradas.
Inspiracional - revelado pelo sobrenatural.
Infalível e exato - contém verdades reveladas pelo sobrenatural, que são

Relacionados