MTAC M2 Unisuam A1

4351 palavras 18 páginas
Alguns recursos de aprendizagem - Módulo 2

Metodologia do Trabalho Acadêmico

2

Alguns recursos de aprendizagem - Módulo 2

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Alguns Recursos de Aprendizagem
Para que você possa elaborar satisfatoriamente os seus trabalhos acadêmicos, faz-se necessário conhecer alguns recursos de aprendizagem, que de certa forma o ajudarão durante a produção da sua redação. Leitura Técnica
Você sabe ler? Tenho certeza que você respondeu que sim. Afinal para chegar até o ensino superior cada aluno deve ser capaz de decodificar os signos da língua e também deve conhecer o significado das palavras. Mas será que ler é somente isso? Você já percebeu que às vezes lemos o que está escrito, mas não somos capazes de entender o sentido das frases? Ou então, você já se perguntou se haveria uma forma mais produtiva de ler, sobretudo textos acadêmicos, que exigem um esforço maior de compreensão?
Nessa parte de nosso estudo vamos conhecer algumas técnicas de leitura que vão facilitar sua vida de estudante e garantir uma compreensão mais aprofundada daquilo que foi lido.
Orientações gerais:
Antes de iniciar a leitura de qualquer texto você deve:
1- Ter clareza a respeito das informações que interessam a você nesse texto.
2- Procurar estabelecer uma relação entre o conteúdo do texto e o assunto que você está estudando
Se o texto for muito grande ele deve também ser dividido em partes menores, unidades de leitura, que devem ser estudadas uma a uma. Você deve tentar compreender o sentido de cada unidade de leitura ao invés de tentar compreender o texto como um todo, ou cada frase ou página em particular. As idéias importantes de um texto são transmitidas não pelos parágrafos ou páginas isolados, mas sim através da apresentação e discussão encadeada de temas. Cada tema é abordado por uma unidade de leitura.
Em um livro, por exemplo, cada capítulo é uma unidade de leitura. Os capítulos, por sua vez, podem estar divididos em unidades de leitura menores.
Durante a

Relacionados