mskd3hdwhd

1715 palavras 7 páginas
TRABALHO
DE
BIOLOGIA

Tema: Escala Evolutiva quanto a alimentação, reprodução e excreção
Nome: Matheus Lira Vieira nº 24
Série: 2ºB

Os Poríferos (porífera)
Alimentação
As esponjas não possuem sistema digestório, e a digestão é exclusivamente intracelular. Alimentam-se de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo. Estas partículas entram pelos poros junto com a água, caindo no átrio (ou espongiocele) que é a cavidade interna da esponja e saem pelo ósculo, uma abertura maior. As partículas de alimento que ali entram podem ficar retidas no colarinho de células flageladas chamadas coanócitos, que promovem a movimentação e circulação de água no átrio da esponja, graças à presença de flagelos.
Reprodução (sexuada e assexuada)
Assexuada
Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.
Fragmentação: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
Gemulação: ocorre em espécies de água doce. Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se formam no interior do corpo da esponja. São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.
Sexuada
A maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados em células chamadas gonócitos, que são derivadas dos amebócitos. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.
Excreção
A excreção é feita por difusão. (Como se um filtro de nutrientes de seu corpo de volta para o meio em que vive).

Moluscos (mollusca)
Alimentação
Alimentam-se de algas que conseguem raspar com a rádula na superfície das

Relacionados