MRU- Movimeto retilineio Uniforme

1023 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FISICA I

MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

ACADÊMICO(S): RA:

TURMA: 02 PROFESSOR: Carla Fabiana

Resumo: O experimento teve como finalidade conhecer a equação do movimento de um móvel em trajetória retilínea e aprender a interpretar os resultados via gráficos, considerando também a teoria de erros, fazendo assim uma análise dimensional para determinar a dimensão da constante de proporcionalidade.

Introdução: O estudo da Física básica normalmente é dividido em cinco grandes áreas: Mecânica, Ondas e Gravitação, Termodinâmica, Eletricidade/Magnetismo e Óptica Física/Geométrica. Neste experimento foram vistos os conceitos relacionados á parte da Física denominada Mecânica. O Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é um movimento que ocorre em linha reta seja na vertical ou horizontal e de forma constante, sendo assim sua aceleração nula. Neste relatório veremos o movimento retilíneo e uniforme na prática, utilizando os conceitos teóricos da física básica, obtendo dados experimentais e interpretando resultados gráficos, desconsiderando o atrito e imperfeições mecânicas dos objetos envolvidos, para descrever um movimento retilíneo sobre uma superfície horizontal.

Objetivo: Encontrar uma função S(t) que vale para um carrinho deslizando sobre um plano horizontal sem inclinação e sem atrito.

Fundamentação Teórica: O movimento retilíneo uniforme (MRU) é quando o móvel percorre uma trajetória retilínea, apresenta velocidade escalar constante e não possui aceleração (a=0), como a velocidade escalar é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo no movimento uniforme, a velocidade escalar média é igual à instantânea.
Na reta MRU situamos uma origem O, onde estará um observador que medirá a posição do

Relacionados