MRU Fisica Experimental

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 21 de março de 2015
Introdução
No dia 10 de março de 2015, sob a orientação do Doutor Aparecido dos Reis Coutinho, realizamos no laboratório da Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP - S.B.O, a experiência:Movimentos unidimensionais.

Objetivos
Analisar e interpretar os gráficos do espaço, percorrido pela esfera de aço em função do tempo
Classificar os movimentos e determinar suas velocidades e médias, assimcomo suas acelerações.

Definições e Conceitos
O movimento retilíneo, em Mecânica, é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou avelocidade se mantém constante ou a variação da mesma dá-se somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também o fará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempreparalelamente à velocidade.
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e, portanto a aceleração é nula. O corpo ouponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Vale lembrar que sendo nula a aceleração no MRU, pela primeira lei de Newton é nula a resultante das forças aplicadas aqualquer partícula ou corpo animado desse tipo de movimento. Uma das características do mesmo é que a sua velocidade instantânea é igual à velocidade média.
Desta forma, vamos descrever detalhadamente ocomportamento de um móvel qualquer em movimento retilíneo uniforme (MRU) deduzindo as equações matemáticas que regem o comportamento do mesmo, levando em conta que nesse tipo de movimento, conforme járessaltado, temos variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, ou seja, a velocidade é constante.






Na figura 1.21 o boneco percorre espações iguais em intervalos de tempo iguais.Figura (1.21)

Ele leva 2,0 s para percorrer cada 10 m, de modo que se calcularmos sua velocidade média em cada uma das posições assinaladas, teremos:

Desta forma, quando falarmos em MRU não haverá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica experimental MRU
  • fisica experimental MRU
  • Relatorio mru
  • Fisica experimental 1-MRU
  • Fisica Experimental
  • Fisica experimental mru
  • Relatório
  • Física Experimental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!