MRAP - Mouvement contre le racisme et pour l'amitié entre les peuples

1190 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE PESQUISAS DO RIO DE JANEIRO
Eros Augusto F. de Oliveira

Objeto de estudo: Organização não governamental MRAP (Movement against racism, antisemitism and for peace)
Nascido em um momento de agitação
MRAP, ou Movement against racism, antisemitism and for peace, manifesta no pós segunda guerra raízes que que foram espalhadas em todos terrenos para a luta contra o racismo. MRAP foi criado em 1949, por membros do Movimento nacional contra o racismo (Mouvement national contre le racisme), pela Liga Internacional contra o racismo e antissemitismo (Ligue internationale contre le racisme et l'antisémitisme), e pelo movimento dos Francs-tireurs et partisans - Main-d'œuvre immigrée numa reação ao nazismo e os colaboradores nazistas do regime de Vichy, na França, e apoiador daqueles que foram deportados ou daqueles que trabalharam no movimento de resistência francês durante a guerra, sendo uma das primeiras organizações não governamentais a surgir no mundo. Desde a sua concepção, MRAP trabalhou com o slogan « Tous pas pareils et tous égaux », lutando contra violações dos direitos humanos, e racismo em todas as formas.
Contexto historico
Nos anos 50, MRAP foi líder da campanha contra o rearmamento na Alemanha; A organização apoiou diversas conferencias referentes ao assunto e articulou para a causa na câmara dos deputados do parlamento Francês, a Assemblée Nationale. MRAP também se opôs ao apartheid sul africano, lutando contra as políticas discriminatórias e de violência e pela liberdade do Nelson Mandela da prisão.
MRAP combateu segregação nos Estados Unidos durante a onda de movimentos para os direitos civis nos anos 60, e está atualmente lutando contra a pena de morte na Filadélfia, Pennysylvania, da conhecida pantera negra – Mumia Abu Jamal. Mais recentemente, MRAP conquistou a primeira condenação de um ministro francês pelo seu discurso racista. E em todo seu trabalho o MRAP deixa em mente seus

Relacionados