MPS.BR

Páginas: 4 (928 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2013
a. Histórico do modelo (surgimento, quem criou, porque foi criado, etc.)

Atualmente o Brasil é um país cujo desenvolvimento de produtos de software está entre os maiores do mundo, o que trás emconjunto a necessidade de padrões a serem adotados para cumprir as exigências quanto à qualidade e complexidade dos produtos.

É impossível competir internacionalmente no desenvolvimento de softwaresem dar a devida importância à qualidade pois, “assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucesso para o setor de serviços”.

Contudo, uma certificação para melhoria dos processosde software tal qual a CMMI possui um valor por demais elevado, inviabilisando para empresas de pequeno e médio porte sua adoção.

Para suprir essa necessidade de melhoria dos processos de softwaredo Brasil, foi criada uma importante alternativa através de uma parceria entre a Softex, Governo e Universidades, o projeto MPS.Br (melhoria de processo de software brasileiro).

O MPS.Br foicriado em dezembro de 2003 e possui como foco principal as pequenas e médias empresas, utlizando as melhores práticas de engenharia de software e com isso proporcionando a oportunidade que estas empresassejam reconhecidas nacional e internacionalmente através da melhoria e maturidade de seus processos de software e serviços. O MPS.BR possui suas emendas compatíveis com o CMMI, estando em conformidadecom as normas ISO/IEC 1220 e ISO/IEC 15504.

O MPS.BR é dividido basicamente em três componentes:

MR-MPS – Modelo de referência para melhoria do processo de software

Para que haja apossibilidade de uma medição da capacidade de organização e padronização dos processos de software, é utlizado o conceito conhecido como “Maturidade”. Os níveis de maturidade possuem como objetivo adisponibilização do progresso atingido por uma organização na implementação dos processos de software.

De acordo com Renato Groffe: “Um processo representa, dentro da área de software, um conjunto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MPS.BR
  • MPS.BR
  • Mps.br
  • MPS.br
  • Mps.br
  • MPS.br
  • MPS.BR
  • MPS.BR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!