MPS.BR – MELHORIA DE PROCESSOS DO SOFTWARE BRASILEIRO

2104 palavras 9 páginas
Sumário

Conceito

MPS.BR que significa Melhoria de Processos do Software Brasileiro é um programa iniciado em dezembro de 2003 pela SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) em parceria de vários órgãos do governo e outros não governamentais e que tem como objetivo a criação de um modelo de gestão e melhoria dos processos de desenvolvimento de softwares.
Pensado com base na atuação situação do mercado, ele tem seu foco em pequenas e médias. Porém por ser compatível ao CMMI e as normas ISO/IEC 12207 e 15504 ele pode ser adaptado a qualquer tipo de empresa do ramo. Atualmente a SOFTEX tem trabalhado na expansão desse programa para os países vizinhos da América Latina como Chile, Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai. Desta maneira, o MPS.BR tem como base os requisitos de processos definidos nos exemplos de melhoria de processo e atende a necessidade de associar os princípios de engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas, estando em aderência com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software.
Para auxílio de quem irá implementar isso em sua organização a Softex disponibiliza em seu site os cinco guias* que são utilizados para nortear uma implementação ou manutenção do MPS.BR em alguma organização:
Guia Geral MPS de Software: guia geral do modelo MPS e também traz em detalhes o Modelo de Referencia MPS para Sofware que compreende em seus componentes e as definições comuns.
Guia Geral MPS de Serviços: guia geral do modelo MPS e também traz em detalhes o Modelo de Referencia MPS para Serviços que compreende em seus componentes e as definições comuns.
Guia de Aquisição: fornece informações sobre o processo de aquisição de softwares ou serviços semelhantes. Descreve como apoiar as organizações que queiram adquirir softwares.
Guia de Avaliação: discrimina os requisitos para avaliadores líderes, avaliadores adjuntos e Instituições Avaliadoras.
Guia de

Relacionados