MP D1NC RELATORIO Acesso Justica Jovens Negros V1

8746 palavras 35 páginas
1 INTRODUÇÃO

A sociedade teve e tem sua parcela de culpa na discriminação do jovem negro, uma vez que recaem sobre os jovens pobres negros as sanções punitivas com maior severidade, se comparado a outras classes sociais. E na tentativa de proporcionar os direitos sociais negados ao longo da história, o Brasil está investindo em programas que buscam minimizar ainda que de forma gradativa as distâncias socioeconômicas.
Ao analisar a importância do Estado na igualdade racial, verificamos que é dever do Estado criar políticas públicas, para promover a igualdade entre brancos e negros, pois o Estado tem a maior cota de responsabilidade nesta inclusão.
Políticas públicas são atividades que estão relacionadas ao planejamento, execução e avaliação de medidas estabelecidas pelo governo, seja na esfera federal, municipal, ou estadual. As mesmas foram criadas para estabelecer um propósito que caminha para resolver problemas sociais. São programas criados pelo estado que visam à melhoria da sociedade e grupos que são prejudicados.
A juventude é um grupo que é carente de um amparo específico do Estado, por isso, assume um papel na sociedade em busca de seus direitos. Em agosto de 2013 conquistou a publicação do Estatuto da Juventude. Nesse estatuto foram formalizados os principais direitos reivindicados pelas juventudes, tal como “assegurar a igualdade de direitos aos jovens de todas as raças e etnias, independentemente de sua origem, relativamente à educação, à profissionalização, ao trabalho e renda, à cultura, à saúde, à segurança, à cidadania e ao acesso à justiça” (BRASIL, 2013). Devido a isso, é importante estudar o papel do Estado na criação das políticas públicas voltadas para as juventudes.
Ainda em se tratando de juventudes, existe um grupo mais específico, que são os jovens negros e são os quem mais sofrem de um preconceito que está impregnado na sociedade brasileira por mais de 300 anos, e da falta de políticas públicas específicas para sua inserção na

Relacionados