Movimentso na Terra e no Espaço

907 palavras 4 páginas
Movimentos na Terra e no Espaço

Índice
Viagens com GPS Para viajar é necessário conhecer o local de partida, o local de chegada e o percurso a seguir. Isto pode ser feito através de um sistema de navegação conhecido por GPS (Sistema de posicionamento global) que permite saber a posição de um lugar á superfície da Terra através das coordenadas geográficas. Posição e coordenadas geográficas Num modelo esférico da Terra, a posição de um lugar pode ser determinada a partir de algumas linhas imaginarias:
Paralelos – são círculos menores paralelos ao equador e perpendiculares ao eixo da Terra que permitem medir a latitudo, é o ângulo que a linha que une esse lugar com ao centro da Terra faz com o plano do equador. Varia entre 0 e 90 e mede se de norte para sul do equador.
Merediano – semi-circunferências perpendiculares aos paralelos, que passam pelos pólos e permitem medir a longitude, é o ângulo entre o plano do meridiano de Greenwich e o plano do meridiano desse ligar. Varia entre 0 e 180 e mede–se para Este ou Oeste do meridiano de Greenwich.
Geoide – é uma superfície de potencial gravítica constante, em média coincide com a altura média das águas do mar, uma linha vertical do geoide até ao lugar em que nos encontramos dá nos a altitude.

Com estas coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude) podemos saber a nossa posição exacta. O sistema GPS Os satélites GPS enviam sinais específicos para os recetores em terra através de ondas eletromagnéticas, esses satélites enviam sinais em instantes precisos. O recetor GPS possui informação rigorosa do instante em que cada satélite envia esses sinais. O sinal propaga-se á velocidade da luz, pelo que decorre algum tempo desde a emissão até á sua chegada ao recetor GPS e este tempo permite determinar a distância entre o recetor e o satélite. É necessário a informação de 3 satélites para localizar um ponto, calculadas as distâncias desses três satelites é possível

Relacionados