Movimentos Sociais

Páginas: 13 (3081 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
centercenterSociologia
0Sociologia

Introdução
Neste trabalho falaremos sobre os alguns dos movimentos sociais do Brasil, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária), a revolta dos estudantes,as greves sindicais, os sem terra e a corrupção politica como (Os caras-pintadas foi o nome pelo qual ficou conhecido o movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 que teve, como objetivo principal, oimpeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Melo). As origens e como esta atualmente nos dia de hoje.
Sem-teto
O Movimento dos Trabalhadores SemTeto (MTST) surgiu em 1997 da necessidade de organizar a reforma urbana e garantir moradia a todos os cidadãos além de lutar por um modelo de cidade mais justa. Está organizado nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Roraima, Pará e Pernambuco. É um movimento de caráter social, político e popular.
O MTST é uma organização autônoma com princípios, programa eforma de funcionamento próprios. Além do trabalho organizado de luta por moradia o MTST mobiliza pessoas em bairros pobres organizando lutas e propondo soluções para problemas que afligem os bairros periféricos pobres. O MTST defende uma transformação profunda da forma da sociedade, como única maneira de atender aos interesses dos trabalhadores. Aposta na luta direta, em especial através dasocupações de terrenos urbanos ociosos, orientada no sentido da construção de poder popular. Também é responsável por grande parte das invasões que ocorrem no centro de São Paulo.
A revolta dos estudantes
Pouco tempo depois do levante de Jacareacanga, em fevereiro de 1956, foi a vez dos estudantes: em maio, nas ruas do Rio de Janeiro, eles armaram manifestações contra um aumento no preço das passagens debonde. Incontroláveis, os protestos se alastraram, criando uma situação inquietante. Já não era um problema estudantil, mas de ordem pública.
Houve pancadaria em frente ao prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE), na praia do Flamengo, que fora cercado pelo Exército, e até um parlamentar levou bordoada. A história rendeu furiosos discursos na Câmara dos Deputados e ameaçava incharperigosamente.
JK teve então a idéia de convidar as lideranças estudantis para uma conversa no Palácio do Catete. Recebeu-os com um sorriso e, num lance de grande esperteza, fez questão de que o presidente da UNE, Carlos Veloso de Oliveira, se sentasse na cadeira reservada ao chefe da nação – para que o rapaz, pondo-se no seu lugar, pudesse avaliar as graves responsabilidades da hora. "Carlos, me ajude asalvar o regime", pediu Juscelino.
A rebelião terminou ali, em clima de grande cordialidade.
Como no episódio da anistia aos revoltosos de Jacareacanga, JK agira movido pelo que se chamou de "instinto kubitschekiano" – que não costumava falhar.
Complemento: O movimento estudantil é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. O estudante é um vir a serprofissional, é o futuro não-estudante. Sua condição presente é passageira. Logo, é um sujeito TRANSITÓRIO.
Estudante é diferente de aluno; aluno é aquele que tem acesso ao ensino - matriculado em alguma instituição de ensino - , estudante é aquele que interage com a instituição educativa de forma mais intensa - Grupos de Estudo, grupos culturais, pesquisa, programas de extensão, PET, Atléticas... OEstudante tem o vínculo com a instituição de ensino como elemento central de sua identidade, como elemento organizador de sua vida em sociedade - ele se define como estudante, e não só como alguém que estuda. A forma de interação é a mais variada possível, o movimento estudantil é uma delas.
Na maior parte das universidades brasileiras, o movimento estudantil é liderado por DCEs, DAs e CAs....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais
  • MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!