movimentos sociais

Páginas: 2 (465 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
O Brasil do século xvii

O texto discorre, basicamente, em todo o seu conteúdo, sobre as raízes e implementação da educação no Brasil de século xvii para boa compreensão da situação enfatiza apolítica e a economia além de destacar Portugal, enquanto metrópole controladora.
No contexto histórico há o destaque para um Brasil pré-capitalista enquanto que na Europa a expansão do comercio e asinstalações das manufaturas eram lote para o florescimento do capitalismo. O modelo econômico prevalente na então colônia era o agrário-enportador dependente, com destaque na produção dacana-de-açúcar, usando a mão de obra escravo, o destino da matéria prima era Portugal, agente repassador para outros países.
No interior a expansão territorial estava a cargos dos bandeirantes; o controle dePortugal gerava conflitos internos revolta de Beckman, no Maranhão, Quilombo de Palmares onde hoje se encontra o estado de alagoas, este liderado por Zumbi.
Sofria ainda ataques e invasões de franceses,holandeses e ingleses. No campo da educação, esta veio e esteve a cargo dos jesuítas, e já acontecia deste o século xvi, onde os índios eram catequizados e confinados em reduções ou missões. Na regiasamazônica carmelitas e franciscanos dividam espaço com jesuítas, com destaque para o trabalho de padre Antonio viera, este autor de grande obra intitulada sermões. PE. Vieira alem de missionário eraconselheiro real, tendo chegado em 1653 com a missão, alem de evangelizar, construir igrejas e realizar missões entre índios do Maranhão.
Percebe-se que alem de ensinar nas missões outras atividadeseram desenvolvidas, tais como criar gado e plantar cana tornando-se, em sua maioria, autossuficientes dadas a infraestruturas montadas em seus aldeiamentos.
No que se refere á educação, esta seguiu omodelo do século anterior. suas principais características eram que era conservadora, sem interesse pela revolução cultural, visando a formação humanística e privilegiando o latim, os clássicos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais
  • MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!