Movimentos Sociais

Páginas: 13 (3037 palavras) Publicado: 6 de julho de 2014
E.E.E.F.M ''Hunney Everest Piovesan''





Movimentos Sociais





Cariacica
2013










Movimentos Sociais





Trabalho da Desciplina De Sociologia
Sobre Orientação Do Prof Luciano,
Como Requisito De Avaliação.





Cariacica
2013

Introdução
Movimentos sociais são os indicadores mais expressivos para a análise do funcionamento das sociedades.Traduzem o permanente movimento das forças sociais, permitindo identificar as tensões entre os diferentes grupos de interesses e expondo as veias abertas dos complexos mecanismos de desenvolvimento das sociedades. Em cada momento histórico, são os movimentos sociais que revelam, como um sismógrafo, as áreas de carência estrutural, os focos de insatisfação, os desejos coletivos, permitindo arealização de uma verdadeira topografia das relações sociais. Tanto sua forma como seu conteúdo são condicionados pela específica constelação histórica, razão pela qual não se pode compreendêlos sem remissão direta às determinações históricas macroestruturais. Os movimentos sociais deixam entrever mais do que puras carências percebidas e demandas interpostas; eles permitem, de fato, o conhecimento domodelo de sociedade dentro da qual se articulam, cujas feridas se tornam, por intermédio deles, materialmente visíveis.

Movimentos Sociais Existentes no Século XX no Brasil e no Mundo


Cada movimento social no Brasil possui uma forte tendência ao marxismo quando vinculado ao espaço urbano e rural. No urbano a luta por mais creches, escolas públicas e moradias, por melhoria na saúde e nosaneamento básico. Na zona rural expressa-se pelos movimentos dos boias-frias, de posseiros, dos sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários. Cada qual com sua reivindicação, todos demonstram suas inquietações pelas contradições econômicas e sociais da sociedade brasileira.

O Movimento dos Sem Terra – MST e as Organizações Não Governamentais – ONGs foram os principais, junto às manifestaçõescoletivas como dos movimentos sindicais de professores.
As manifestações em praças públicas, mensagens via internet, ocupação de prédios, marchas e etc., são formas de ação desses movimentos. Conheça os principais movimentos sociais no Brasil.
O ressurgimento das movimentações sociais, sob novas formas, em todo o mundo é uma evidência de que estamos atravessando o limiar de novos tempos. Vivemosum momento de transição, que culminará com o estabelecimento de novos padrões de comportamento e a afirmação de novos valores culturais, morais e políticos.Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST

Seu objetivo é a implantação da reforma agrária. Sua origem veio dos descontentes com o modelo do militar que dava enfoque à colonização de terras devolutas em terras distantes com objetivos dediminuir a concentração populacional e fazer uma integração estratégica. Hoje o MST busca a redistribuição de terras improdutivas.

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST
Garantir a reforma urbana, permitindo moradia a todos os cidadãos. Surgiu no ano de 1997 e, organizado, está nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. O próprio MST viu a necessidade de haver uma atuação somentena cidade, com um movimento específico e que lutasse por trabalho e moradia.

Movimento feminista
Seu objetivo é a luta por direitos iguais e a proteção legal às mulheres. Mulheres segurando faixa com dizer feministaNesse contexto entre outros está: a proteção contra a violência doméstica, ao assédio e abuso sexual, direitos trabalhistas com salários iguais, incluindo ainda todas as formas dediscriminação.

Além desses existem outros movimentos bastante importantes em nosso país, como o movimento hippie, o movimento estudantil e o fórum social mundial. E lembrando que a liberdade da democracia deve existir, mas sempre ficar atento a possíveis exageros.
O antigo padrão dos movimentos sociais já se encontra em profunda transformação. Os sindicatos e os partidos políticos, que foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais
  • MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!