Movimentos Sociais no Campo

Páginas: 3 (701 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014



Os movimentos sociais no campo não são considerados característicos do nosso tempo atual, mas pertencente à História do Brasil. Estes movimentos ressurgem por conta das crises urbanas,desemprego, miséria e violência, por exemplo, criando diversos movimentos com particularidades próprias, em busca de mudanças na luta pela Reforma Agrária e pela Cidadania. Os movimentos sociais docampo são aqueles que envolvem o campesinato, isto é, os trabalhadores rurais.
Apesar de haver as mais variadas siglas, os movimentos sociais do campo constituíram-se, historicamente, a partir deduas principais frentes: as Ligas Camponesas, entre as décadas de 1940 e 1960, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado na década de 1980.
Liga Camponesa
As Ligas Camponesassurgiram após o final da ditadura militar do Governo Vargas e estruturaram-se com bases e orientações do PCB – Partido Comunista Brasileiro. Porém, foi somente durante a década de 1950 que as Ligasconseguiram uma integração que envolveu quase a totalidade do país, através das organizações ou ligas regionais. No entanto, com o golpe militar de 1964, as Ligas Camponesas foram extintas pelo poderda repressão ditatorial. O contexto de surgimento das Ligas Camponesas foi o processo de industrialização incentivado durante o governo JK, pois a intensificação da mecanização da produção agrícolaproduziu desemprego e redução de salários, aumentando a insatisfação social das populações pobres da zona rural nordestina.

MST- Movimentos dos trabalhadores sem terra.
Em 1984, durante operíodo da redemocratização, os trabalhadores rurais novamente se organizaram e fundaram o MST, durante o primeiro congresso nacional do movimento, realizado na cidade de Cascavel, no Paraná. O Movimentodos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos no campo social da saúde
  • MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO
  • Movimentos sociais no campo
  • Movimentos sociais no campo
  • Os impactos do neoliberalismo nos movimentos sociais de campo
  • a estrutura fundiária brasileira e os conflitos e movimentos sociais no campo
  • A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA e os movimentos sociais no campo
  • A estrutura fundiária brasileira e os conflitos e movimentos sociais no campo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!