MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - N 70
MOVIMENTOS SOCIAIS
MARCIA ANGESKI BOBATO RA: 285486
CAMILA ANIELE RIBEIRO RA: 342286
CÉLIA DO ROCIO GARCIA DA SILVA RA: 304579
MARIA DO ROCIO RIBAS ORTIZ RA: 295842
PROFESSORA: MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
CASTR0
2014.
ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE CASTRO-PR
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - N 70
MOVIMENTOS SOCIAIS
TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE MOVIMENTOS SOCIAIS COMO REQUISITO PARCIAL PARA OBTENÇÃO DE NOTA REFERENTE AO 7°SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL.
CASTRO
2014
OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
O presente trabalho visa abordar os diferentes movimentos sociais sejam eles vinculados ao espaço urbano ou rural. Os movimentos, no espaço urbano possuem um leque amplo de temáticas como, por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico, redução de tarifas nos coletivos urbanos, etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários, pequenos proprietários e os índios.
Cada movimento possui uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva e um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias, dentro de uma sociedade. Permeados por tensões sociais, podem objetivar a mudança de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Gohn (2010, p. 20-21) adverte que as novas políticas sociais do Estado globalizado priorizam processos de inclusão social de setores e camadas tidas como “vulneráveis ou excluídas” de condições socioeconômicas ou direitos culturais