MOVIMENTOS SOCIAIS DO IDEÁRIO DA TRANSFORMAÇÃO AO PRAGMATISMO

360 palavras 2 páginas
MOVIMENTOS SOCIAIS: DO IDEÁRIO DA TRANSFORMAÇÃO AO PRAGMATISMO?

Antes de tudo, pragmatismo é um método, do qual decorre uma teoria da verdade. Para os pragmáticos, o conhecimento é concebido como essencialmente modificador da realidade, portanto, a construção da verdade deve corresponder à construção da própria realidade.
Os anos 1980 e 1990 os movimentos sociais eram bem mais presentes no Brasil, esse “imaginário de transformação social” atualmente enfraqueceu, o governo de Lula, nesse contexto, passa a ser paradigmático.
O governo Lula atende os anseios da maior parte dos movimentos sociais atuais, esse governo foi o que teve uma relação mais cordial com o movimento sindical. E mesmo com todas as críticas ao governo Lula têm mais a perder se Dilma Rousseff não for eleita.
Segundo Rudá Ricci,” aconteceu uma mudança ideológica muito significativa, iniciada no final da primeira metade dos anos 1990. Alguns sindicalistas datam o período de ingresso na câmera setorial do setor automobilístico como o momento de inflexão.”
Dessa forma Lula , produto da era Vargas, é o símbolo de uma geração de sindicalistas ao poder, e no poder deu visibilidade e reconhecimento ao movimento social.

COMENTÁRIO

Desde o inicio do governo de Lula em 2002 o Brasil vive em um clima de harmonia com relação aos sindicalistas, ao contrário do governo de FHC que os movimentos sociais e populares reagiram de formas diversas. O governo Lula deu muita atenção à classe sindicalistas fazendo com que haja satisfação de ambos os lados. Dilma Rousseff candidata a presidência pelo presidente Lula esta um pouco mais distante do movimento social que Lula. Caso Serra seja eleito presidente será difícil para o Brasil já acostumado com um governo aberto enfrentá-lo, pois Serra não é muito flexível em relação a isso. Vale ressaltar que os movimentos sociais são de imensa importância para o país e já trouxeram muitos

Relacionados