MOVIMENTOS RETILÃ NEOS_2 1

1390 palavras 6 páginas
MOVIMENTOS RETILÍNEOS
Ana Paula Ribeiro Gonçalves – matrícula 28360
Bruna Sousa Conde de Deus – matrícula 31221
Igor Gonzaga Martins Santos – matrícula 30462
Ismael de Almeida Junior – matrícula 29968
Nabila Vieira da S. V. Lisboa – matrícula 30598

Resumo:

O trabalho consistia em desenvolvermos uma simulação de movimento retilíneo e outra de movimento retilíneo uniformemente variado, para tanto foi utilizado trilho de ar, sensores luminosos e cronômetro para identificarmos velocidades e aceleração. O objetivo do experimento era de aproximarmos ao máximo de uma condição perfeita desconsiderando efeito de atrito, e que por meio de cálculos verificamos a teoria na prática. Os métodos foram de medição do tempo por sensores separados a distâncias conhecidas e que marcavam num cronômetro sua ativação, utilizamos as formulas básicas de deslocamento, velocidade e aceleração. Perante a este experimento pode-se perceber, que os resultados apresentaram uma diferença do resultado teórico quase que desprezível, e pode-se perceber nas diversas etapas do trabalho o peso de pequenos detalhes que no final afetarão o resultado, como um deles foi o atrito desconsiderado.

1. INTRODUÇÃO:
A base da cinemática é o estudo do movimento retilíneo de partículas idealizadas. O pioneiro na análise experimental foi Galileu Galilei que com seus trabalhos e resultados evidenciaram as equações de movimento, ou seja, como se relaciona as grandezas deslocamento, velocidade, tempo e aceleração.
Uma grande dificuldade na análise do movimento retilíneo é a presença de forças dissipativas. Para resolver esse problema, utilizamos um trilho ar que deixa o atrito praticamente desprezível.

2. MATERIAIS E MÉTODOS:
2.1. MATERIAIS:
- Trilho de ar metálico de 2 metros de comprimento; - Compressor de ar;

- 5 sensores ópticos de passagem com suportes; - Calço de Madeira;
- Trena;
- Paquímetro;

2.2.

- Carrinho metálico para
(elemento de movimento);

o

- Cronômetro multifuncional digital;

trilho

Relacionados