Movimentos da Terra

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

Muitas pessoas acreditam que a Terra só realiza 2 movimentos, rotação e translação. Mas neste trabalho podemos ver e aprender que a Terra realiza mais de 10 movimentos! Os mais famosos são os de Rotação e Translação, alem da Nutação, da Precessão e da Revolução.

MOVIMENTOS DA TERRA


ROTAÇÃO

É o movimento que a Terra faz entorno de si mesma, ela mantém esse movimento derotação no sentido anti-horário, isso pode ser notado por um observador inercial situado sobre o pólo Norte. A rotação da Terra é a responsável pela alternância da noite e do dia.
O tempo de duração do dia sideral (que é quando a Terra completa uma volta de 360°) é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. E em relação ao sol o tempo de rotação médio (dia médio solar - é o tempo deduração que leva para o sol passar por um ponto na Terra duas vezes) é de 24 horas – tempo que varia ao longo do ano, mas se mantém sempre a frente do dia sideral.

TRANSLAÇÃO

É o movimento que a terra faz de forma elíptica em torno do sol. Esse movimento de translação ocorre em uma velocidade à cerda de 108 mil km/h que também pode haver variação durante o ano. O movimento demora 365 dias 5 horas e45 minutos para ser realizado (arredondado para 365 dias e 6 horas), como não pode haver dias com maiores durações que outros, essa 6h são acumuladas em 4 anos, o que forma o ano bissexto, que é aumentado o 29° dia no mês de fevereiro. O movimento de translação da Terra é no sentido horário se for observado do espaço sideral do Sul para o Norte. A translação também é importante para a formaçãodas estações do ano, pois em determinados meses do ano um hemisfério recebe luz e calor com mais intensidade que o outro formando o verão e o inverno, e quando é primavera e outono a quantidade de luz e calor se igualam. Quando essa forma desigual de distribuição de luz e calor acontece é chamada de solstício, no dia 21 de junho é o solstício de inverno e no dia 21 de dezembro é o solstício deverão. E quando a luz e o calor são distribuídos de forma igual é chamada de equinócio, no dia 21 de março é o inicio do outono, e o no dia 23 de setembro é o começo da primavera.

PRECESSÃO

É quando um eixo da Terra faz um circulo em torno do eixo da eclíptica no período de 25.750 anos, fazendo com que a posição dos pólos celestes mude. Exemplo: atualmente a constelação de Órion que é umaconstelação que uma característica do céu do nosso verão, e Escorpião é a característica do inverno. Mas daqui a 13 mil anos será o inverso.

EXCENTRICIDADE DA ÓRBITA

É quando o movimento de translação da Terra é mais achatado ou e mais circular, isto varia com o decorrer dos anos. Como por exemplo, a Terra era 3 vezes mais achatada do que hoje à cerca de 108 anos atrás, e provavelmente daqui a 24mil anos a excentricidade atingirá o seu mínimo, quando a órbita da Terra será quase um circulo.

DESLOCAMENTO DO PERIÉLIO

É o deslocamento do eixo que marca a mínima posição de distância entre a Terra e o Sol, esse movimento no período de 21 mil anos. Exemplo: a passagem de um periélio retornará à mesma data a cada 21 mil anos. Atualmente ocorrem 21 de dezembro. Daqui a 6.400 anos ocorrerá noequinócio de outono; daqui a 11.500 anos, no solstício de inverno; e dentro de 21 mil anos, novamente a 21 de dezembro, no solstício de verão.

VARIAÇÃO DA OBLIQUIDADE

É a variação do ângulo formado entro o Plano da órbita da Terra e o Plano do Equador. Essa variação vai de 22° a 24° e 30" (22 graus a 24 graus e 30 minutos) e leva aproximadamente 42 mil anos. Atualmente a inclinação da Terradiminuiu 47" por século. Há 7.660 anos atrás a inclinação era de 24° e 30". Daqui a 11.490 anos essa inclinação será de 20°. Essa alteração ocorre devido à ação perturbadora do Sol e da Lua.

NUTAÇÃO

Esse movimento é bem parecido com o movimento de precessão, só que em escala menor. Fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em 18 anos e 7 meses.

PERTURBAÇÕES PLENÁRIAS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • movimento sem terra
  • movimento de terra
  • Movimento sem terra
  • Movimentos da terra
  • Movimentos de terra
  • Movimento de terras
  • movimento terra
  • Movimento da Terra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!