Movimentos da Alfabetiza o atps keila

2168 palavras 9 páginas
Movimentos da Alfabetização: algumas considerações.
Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 2, Volume fev., Série 05/02, 2011, p.01-08.

Embora pareça, à primeira vista, um assunto simples, a alfabetização e o letramento é um tema complexo que se desdobra em subtemas que vão muito além de técnicas e métodos, suscitando múltiplas discussões.

Neste momento tentaremos adentrar os chamados movimentos da alfabetização, ações teóricas que debateram os processos de aquisição da linguagem escrita por crianças, jovens e adultos, bem como aspectos sociais, políticos e econômicos da alfabetização.
O que implica também em penetrar na questão da alfabetização e letramento como fator de inclusão social.
Antes, porém, cabe perguntar o que devemos entender por alfabetização e letramento: seriam sinônimos ou encontramos diferenças?

Alfabetização x Letramento.
Apesar pareçam sinônimos, conceitualmente, alfabetização e letramento são distintos.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto, a utilização de um código de comunicação pelo qual o individuo constrói a gramática e suas variações.

Um processo que não se resume apenas a aquisição de uma habilidade mecânica de codificação e decodificação do ato de ler e escrever, envolve a capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.
Neste sentido, a alfabetização é também um meio de socialização, pois possibilita a comunicação com o outro e a consciência de si mesmo.
Não é a toa que o termo alfabetização esta presente na língua portuguesa desde seus primórdios, já que expressa um fenômeno e um desejo existente desde o inicio das primeiras civilizações, caracterizadas justamente pelo registro escrito e sua vinculação com a manipulação do outro e do meio.
O letramento é um fenômeno mais complexo e recente.
A palavra só surgiu no fim do século XIX.
A expressão se tornou necessária para definir novas idéias.
Na realidade, à medida que o analfabetismo foi sendo superado na Europa, quando a sociedade

Relacionados

  • alfabetização e letramento
    3385 palavras | 14 páginas