Movimentos Ambientalistas

Páginas: 9 (2018 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
A primeira grande conferência foi em Estocolmo em 1972, essa conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradação da natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade. A Conferência foi marcada pelas divergências entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento.Os países desenvolvidosproduziram um programa internacional voltado para a conservação dos recursos naturais do planeta, alegando que medidas preventivas teriam que ser encontradas imediatamente, para que se evitasse um grande desastre. Os países em desevolvimento argumentavam que se encontravam assolados pela miséria, com graves problemas de saneamento básico, atacados por doenças infecciosas e que necessitavamdesenvolver-se economicamente. Os países em desenvolvimento questionavam as recomendações dos países ricos com o uso predatório de recursos naturais e que queriam impor a eles controle ambiental, que poderiam retardar a industrialização dos países em desenvolvimento.Após longos discursos e apresentações de pesquisas, foi concebido um importante documento relacionado aos temas ambientais de preservação euso dos recursos naturais, esse documento foi chamado de "Os Limites do Crescimento". Essa conferência foi muito importante, pois pela primeira vez o mundo se direcionou para o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos nativos.Na conferência de Estocolmo foram abordados os temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar. As discussõescontaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais.
A Conferência de Toronto (Canadá, 1988) foi a primeira a se preocupar com o clima. Houve uma reunião de cientistas alertando sobre a redução dos gases que aumentam o efeito estufa. Assim, foi criado, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que seria um medidor das mudançasclimáticas ocasionadas pelas atividades humanas.
Em 1988 a Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou uma Resolução determinando a realização de uma conferência sobre o meio ambiente e desenvolvimento que pudesse avaliar como os países haviam promovido a proteção ambiental desde a Conferência de Estocolmo de 1972. Em 1989 a Assembléia Geral da ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o MeioAmbiente e Desenvolvimento (CNUMAD), que ficou conhecida como “Cúpula da Terra”, e marcou sua realização para o mês de junho de 1992, no Rio de Janeiro. A Conferência da ONU propiciou um debate e mobilização da comunidade internacional em torno da necessidade de uma urgente mudança de comportamento visando a preservação da vida na Terra. Contando com a presença de 172 países, representados poraproximadamente 10.000 participantes, incluindo 116 chefes de Estado. Além disso, receberam credenciais para acompanhar as reuniões cerca de 1.400 organizações-não-governamentais e 9.000 jornalistas. Como produto dessa Conferência foram assinados 05 documentos, são eles: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que continha os 27 princípios que visavam estabelecer um novo tipo depresença do homem na Terra, através da proteção dos recursos naturais e da busca do desenvolvimento sustentável; A Agenda 21 é um plano de ação a ser implementado pelos governos, agências de desenvolvimento, organizações das Nações Unidas e grupos setoriais independentes em cada área onde a atividade humana afeta o meio ambiente; Princípios para a Administração Sustentável das Florestas visa umconsenso global sobre o manejo, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas; Convenção da Biodiversidade Os objetivos dessa Convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes; Convenção sobre Mudança do Clima, seus objetivos são: estabilizar a concentração de gases efeito estufa na atmosfera evitando uma interferência perigosa com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento Ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • movimento ambientalista
  • Movimentos Ambientalistas
  • Movimento ambientalista
  • Movimento Ambientalista
  • Movimento ambientalista
  • movimento ambientalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!