Movimentos Ambientais

Páginas: 17 (4115 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO

O ambientalismo, movimento ecológico ou movimento verde, consiste em diferentes correntes de pensamento de um movimento social, que tem na defesa do meio ambiente, sua principal preocupação, demandando medidas de proteção ambiental, tais como medidas de antipoluição. Esse movimento não visa somente os problemas ligados ao meio ambiente, mas também as atitudes a serem tomadas parauma possível diminuição ou até mesmo solução desses problemas.
Considerando-o um movimento social, podem inserir-se neste contexto, todas as instituições, agências, organizações não governamentais, políticas, ativistas independentes e outro, cuja atuação tenha por princípio a defesa do meio ambiente através de manifestações sociais, projetos para a conservação ecológica e etc.
O movimento porjustiça ambiental considera que os problemas ambientais ligam-se aos sociais. Um ambientalista é alguém que acredita que o meio ambiente, por ser a fonte de recursos da humanidade, deveria ter sua exploração de forma mais planejada a fim de não esgotar o planeta para as gerações futuras.
O ambientalismo brasileiro tem assumido uma crescente influência na formulação e implementação de políticaspúblicas e na promoção de estratégias para um novo estilo, sustentável, de desenvolvimento. Neste trabalho abordaremos o ambientalismo no Brasil e suas inflexões, dividindo-o em três partes focando a emergência do ambientalismo a partir da década de 70, a multiplicação de atores envolvidos na questão a partir da década de 80 e a situação atual, ao final dos anos 90.

DESENVOLVIMENTO

• A emergênciada mobilização ambiental
A partir de meados da década de 70, o ambientalismo passa a ter maior expressão na sociedade brasileira, resultado, segundo Viola e Leis (1992), de uma combinação de processos exógenos e endógenos. Dentre as forças externas é possível destacar a Conferência de Estocolmo¹ de 1972 e a volta de políticos exilados anistiados no ano de 1979. As forças internas sãorepresentadas pela superação do mito desenvolvimentista, pelo aumento da devastação amazônica, a formação de uma nova classe média, influenciada pelos novos debates sobre a qualidade de vida, e o aborto dos movimentos armados de esquerda.
No Brasil, as primeiras iniciativas ambientalistas se originam nas ações de grupos preservacionistas na década de 50. Em 1955 é fundada a União Protetora do AmbienteNatural (UPAN) pelo naturalista Henrique Roessles em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e em 1958 é criada no Rio de Janeiro a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN) com objetivos e modo de atuação estritamente conservacionistas, que centrava suas atividades na preservação da fauna e flora, com particular ênfase naquelas ameaçadas de extinção. Na década de 70 a FBCN com acolaboração da União Mundial para a Conservação – IUCN – e o Fundo Mundial para Natureza - WWF- começou um programa de financiamento em colaboração com agências ambientais. Em 1966 é iniciada a Campanha pela Defesa e Desenvolvimento da Amazônia (CNNDA) no esforço de mobilizar a sociedade para a preservação da Amazônia. Em 1971 é criada a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN) que tem umperfil mais abrangente do que as outras organizações que lhe precederam, destacando-se pela ousadia em formular um programa de promoção da ecologia e de questionamento dos impactos predatórios da poluição causada pelas indústrias.

¹Conferência de Estocolmo, 1972 - No ano de 1972, foi realizada a importante Conferência de Estocolmo. Esse evento teve o fundamental objetivo de estabelecerestratégias, a fim de tentar reavivar a consciência da sociedade, para que a relação do homem com o meio ambiente ficasse mais equilibrada e justa. Essa conferência, que foi realizada pela Organização das Nações Unidas – ONU – teve lugar na cidade de Estocolmo, capital da Suécia. A importância desse encontro é enorme, porque simboliza um primeiro esforço no sentido de tentar preservar o meio ambiente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos ambientais
  • movimento ambiental
  • Movimentos ambientais
  • Movimento ambiental
  • Movimento ambiental
  • O MOVIMENTO AMBIENTAL
  • movimento ambiental
  • Movimentos ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!