MOVIMENTO E SAÙDE

Páginas: 6 (1463 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
MOVIMENTO E SAÙDE

Atividades Ciclo de Apredizagem 2


1) Considerando o grau de mobilidade, como poder ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

R - O ombro superior é composto pelo úmero, o rádio, a ulna, os ossos do corpo, os metacarpos e as falanges e esta preso ao tronco e pela clavícula . A união entre o úmero e a escapula forma aarticulação o glenoumeral ou ombro que é do tipo sinovial, triaxial e esferóide, por ela possuir a articulação com maior mobilidade no corpo, o que faz dela uma articulação instável e susceptível às lesões.
A mobilidade do ombro, então , é obtida pelos movimentos em conjunto da escápula, da articulação glenoumeral e também por movimentos papequenos ,m as não menos importantes que ocorrem nasarticulações esternoclavicular e acromiclavicular.

2) Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura espacular? Quais são os movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura espacular?

R- Temos cinco articulações:
1-articulação glenuomeral ( sinvila- esferóide-triaxial)
2- articulação subacranial- conehcidacomo falsa articulaçao
3- articulaçãoescaclavicular – (plana –anaxial)
4- articulação acromioclavicular ( plana-anaxial)
5- articulação esternoclavicular ( selar)

O ombro possui movimentos planos e eixos:
1- Flexão e extensão no plano mediano em torno do eixo lateral
2- Abdução e adução no plano frontal em torno do eixo anteroposterior
3- Rotação medial e lateral no plano frontal horizontal em torno do eixo longitudial
4-Adução e abdução horizontal em torno do eixo longitudial
5- Cincundaçao


3) Considerando o grau de mobilidade, como poder ser classificada a articulação do cotovelo e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

R – A articulação do cotovelo é sinovial, monoaxialdo tipo gínglimo e possui três articulações contidas em uma capsula articular como formando uma unidade. São eles:
- articulaçãoumeroulnar : encontra-se entre a tróclea do úmero e a incisura troclear de ulna e uma articulação tipo pivô, menoaxial em que ocorre flexão e expansão.
- articulação umerorridial: encotra-se entre o capitulo do úmero e a fóvea da cabeça do radio é o tipo condilar biaxial, nas quais ocorre flexão , extensão, pronaçao e supinaçao do antebraço.
- articulaçao radioculnarproxinal : nestaa cabeça doradio articula-se na incisu na radial da ulna é o tipo pivô momoaxial, em que ocorre pronaçao e supinaçao do antebraço.

4) Quais são as articulações que compõem o complexo articular do cotovelo?Quais são os motores principais dos movimentos do cotovelo?
R- A articulação é reforçada e estabilizada pela capsula, comum às três articulações, por ligamentos, sendo os principais : o colateralulnar que estabiliza medialmente a articulação; o colateral radial que estabiliza medialmente a articulação e o ligamento anular da cabeça do radio que mantém esta articulada e fixada a uma ulma.
Os movimentos das articulações dos cotovelos são: flexão , extensão, pronação, e supinaçao sendo que as duas ultimas ocorrem na antebraço , nas articulações radioulnar proximal media e distal.

5)Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do punho e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

R- O punho é uma articulação sinovial, do tipo condilar de elipsóide em que ocorrem os mvimentos de reflexão com amplitude de 90º extensão com amplitude de 45º, desvio radial com amplitude de 15º, desvio ulnar com amplitude de 45º e cicundunçao.

6) Quais sãoas articulações que compõem o complexo articular do punho? Quais são os motores principais dos movimentos do punho?

R- A articulação do punho é reforçada pela cápsula articular e pelos ligamentos radiocarpal palmar, que limita a extensão , pelo radiocarpal dorsal, que limita a flexão, pelo colateral ulnar do carpo, que limita o desvio radial , pelo colateral radial do carpo, que limita o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MOVIMENTO, SAÚDE E SOCORROS URGENTES
  • movimento, saude e socorros urgentes
  • Movimentos no campo social da saúde
  • Movimentos saude e socorros urgentes
  • As politicas de saúde e os movimentos sociais no brasil
  • Movimentos sociais dos trabalhadores sem terra e a saúde
  • O MOVIMENTO RELACIONADO À SAUDE: A OBESIDADE COMO UM CONHECIMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Resenha Dilemas culturais, sociais e políticos da participação dos movimentos sociais nos Conselhos de Saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!