Movimento Uniformemente VariÆvel: Queda Livre

978 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Uberlândia
Instituto de Química

METODOS DE MEDIDAS E DETERMINAÇÃO DE
VOLUMES

Uberlândia – MG
Novembro de 2014

1. Introdução
Na física utilizamos as medidas para a determinação de várias leis, causas e efeitos para determinar corretamente essas medidas utilizamos alguns instrumentos de grande precisão.
Jean Louis Palmer foi quem patenteou o micrometro, este aparelho permite melhor e mais exata a leitura de medidas e ainda de maneira simples os micrometros são caracterizados pelas sua capacidade, resolução e aplicação. O paquímetro é um instrumento de medida utilizado para leituras das dimensões de objetos pequenos.
Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor. Tanto o paquímetro quanto os micrometros possuem escalas em milímetros(mm) como em polegadas (“).

2. Objetivo
Neste experimento temos como objetivo
 Utilizar os dois instrumentos de medidas acima citados para realizar a leitura das dimensões alguns objetos
 Determinar os volumes dos objetos
 Calcular os erros e suas propagações.

3. Parte Experimental
3.1 Material
 Arruela
 Moeda de R$0,05 (cinco centavos)
 Objetos a serem medidos (peças)
 Paquímetros
 Micrômetro
 Calculadora Científica

3.2 Experimento
Mediu-se o diâmetro e a espessura da moeda de cinco centavos utilizando um paquímetro e logo após realizou-se as mesmas leituras com um micrômetro. Anotou-se os valores obtidos que cada integrante do grupo mediu e calculou-se o volume utilizando a formula que usa o diâmetro e não o raio do objeto.

Realizou-se a Leitura de uma arruela, a leitura realizada foi dos diâmetros interno e externo e também a sua espessura, para essa leitura de medidas utilizou-se o paquímetro e o micrometro anotando os valores e calculando o volume da arruela.
Mediu-se os diâmetros interno e externo de um objeto que

Relacionados