MOVIMENTO UNIFORME UNIDIMENSIONAL

1739 palavras 7 páginas
MOVIMENTO UNIFORME UNIDIMENSIONAL
Experimento 4

Resumo

O estudo do movimento retilíneo e uniforme através de instrumentos mais (cronômetro digital) e menos (cronômetro manual) precisos apresentaram resultados coerentes, como pode ser observado por meio dos gráficos apresentados neste relatório. As linhas analisadas encontram-se praticamente retilíneas, tanto a do gráfico do cronometro digital como no cronometro do celular. Isto é esperado, já que a curva fornece uma reta do tipo y = ax + b. Uma leve diferença entre estes pode ser notado devido ao manuseio humano, onde este possui uma maior margem de erro, devido ao tempo de reação de cada indivíduo.
Com a compreensão dos fatos analisados no experimento fica muito simples o estudo do movimento, podendo-se retirar dessas informações, outras tantas, como a velocidade média do percurso ou de determinados trechos e por meio da inclinação da reta do gráfico S x T, que o seu coeficiente angular é a aceleração e que permanece constante ao longo do tempo.
Foi analisado também a propagação de erros, e notou-se que se compartam de diferentes maneiras, dependendo do cálculo a ser realizado.

Introdução

O estudo do movimento compreende em verificar o comportamento de um corpo em um determinado intervalo de tempo, ou seja, verificar a trajetória descrita por esse corpo, podendo determinar a velocidade e aceleração, por exemplo. O movimento unidimensional é um caso específico, onde a trajetória é retilínea. E esse mesmo movimento pode ser também classificado como um movimento retilíneo uniforme (MRU), que possui velocidade constante, ou um movimento uniformemente variado (MRUV), que possui uma aceleração constante. No caso estudado neste relatório, o movimento estudado será retilíneo e uniforme, ou seja, possui, teoricamente, velocidade constante e aceleração nula. Através da fórmula do movimento retilíneo e uniforme Sf = Si + v x t, pode-se notar a correta relação entre a distâncias

Relacionados