Movimento srufagista femino na primeira republica

2640 palavras 11 páginas
Movimento sufragista na Primeira Republica

Dan Siqueira
Breno Dornelas
Alunos de Bacharelado em Direito

Resumo: Este artigo tem como objetivo, analisar os fatos ocorridos no Brasil, na Primeira republica ou republica velha, relacionados ao tema da conquista do direito de voto feminino e a qualificação de cidadania, onde foi necessário movimentos longos e árduos na busca de ideais concretos e igualitários na sociedade brasileira. Procurando demonstrar de uma forma interessante os personagens envolvidos que deram um novo significado ao feminismo no pais e mudou os conceitos sobre as mulheres e suas capacidades, a situação vivida por eles e as condições do direito na época estudada visto como primitivos perante os conceitos atuais. Enquadrando as graduas mudanças desse movimento no país.

Sumario: 1)Introdução; 2) Condição de cidadão da população brasileira na velha republica; 3) A busca pela igualdade feminina; 4)Conquistando o sufrágio; 5) Considerações finais; 6)Referencias bibliográficas .

1. Introdução

Após a proclamação da republica, o pais sofreu muitas mudanças no controle politico. Em vista disso cada transformação refletiu na sociedade segundo a sua formação. Durante a primeira república ou “ republica velha” prevaleceu o esquema que ficou conhecido como politica dos governadores. Os direitos dos habitantes do país, que ainda não eram considerados completamente “cidadãos”, eram extremamente limitados, direitos civis, direitos políticos e sociais. Especialmente os políticos, citaremos no desenrolar do trabalho. Devido a esta situação e a grande desigualdade entre homens e mulheres que gerava um heterossexismo e um predomínio masculino inexplicável e injusto. A defesa do status masculino fazia-se muitas vezes apelando para o direito natural e para a analogia com a natureza. Se vendo nessa situação as mulheres procuravam a melhoria de sua condição de vida através dos direitos essenciais e ao conceito de cidadania. A

Relacionados