MOVIMENTO, SAÚDE E SOCORROS URGENTES

Páginas: 5 (1155 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO - EaD

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA







Atividade Prática

MOVIMENTO, SAÚDE E SOCORROS URGENTES







PROFESSORA: Renata Paula Fabri

ALUNO: Adilson da Silva Santos (R.A.:1078552)
TURMA: DGEF1102FDS1N

POLO: Feira de Santana-BA













Feira de Santana-BA, 17 de Maio de 2013.

TRABALHO DE PRÁTICAPROGRAMA DE SAÚDE E SOCORROS URGENTES
Para realizar essa atividade, fui ao Colégio Estadual Polivalente, localizado no município de São Gonçalo dos Campos-BA, a 26 km do Polo de F. de Santana-BA, onde recebi autorização da diretora do colégio. Fui recebido pelo professor de Educação Física, o Sr. Élcio Cazumbá, graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Falei do que se tratavae frisei que o objetivo era saber como é desenvolvido os conteúdos saúde e socorros urgentes nas aulas de Educação Física nesse estabelecimento de ensino.
Quando foi questionado se o projeto político pedagógico do colégio previa o desenvolvimento de um programa de saúde e socorros urgentes, constando na grade curricular e que detalhasse como foi desenvolvido. A resposta foi positiva e respondeuque foi desenvolvido nas aulas de educação física envolvendo aulas práticas e teóricas sendo que uma aula teórica e outra prática ou vice- versa. As aulas de Educação Física, foram ministradas em salas de aulas, no auditório onde disponibilizamos de um Datashow ou na quadra de esportes do colégio especificamente nos vestiários.
Durante as aulas teóricas foram desenvolvidos os contextos históricosda higiene pessoal e prevenções das DSTs, suas origens, conceitos, fundamentos e regras. Quanto as aulas práticas, desenvolvemos, utilizando os vestiários da quadra de esporte, colocando em prática seus fundamentos e regras da higiene pessoal.
Autorizado pelo professor de Educação Física, iniciei uma conversa com a Jullyane e Sarah (9º Ano) e Layne e Isaura (3º Ano) e pude perceber nessaconversa que os conteúdos e a metodologia apresentados a ambas as turmas foram os mesmos, porém, os alunos do 3º ano do ensino médio se apresentaram mais participativos na explanação dos conteúdos absorvidos, enquanto os alunos do 9º ano do fundamental estavam mais comedidos nas suas explanações e não detectei timidez, mas, acredito que o professor tenha usado uma linguagem menos liberal. Sendo que asentrevistas foram separadas uma dupla da outra em local diferente. Perguntei como era ensinada os conteúdos de saúde e socorros urgentes? Elas responderam que as aulas teóricas no que se refere a saúde é muito importante ter o conhecimento mesmo sendo o básico e que a manutenção da saúde e do corpo depende de alguns cuidados como higiene pessoal, atividades físicas regularmente, prevenir-se dasdoenças sexualmente transmissíveis, uma boa alimentação, obedecer o tempo mínimo necessário de sono, viver uma vida tranquila com menos estresses e de socorros urgentes aprendemos sobres como socorrer pessoas que podem sofrer fraturas (como utilizar uma tala), se tomar um corte e ficar com hemorragia (como utilizar um garrote), identificar caso de insolação, em caso de parada cardíaca ( como fazer ascompressões e a respiração boca a boca ou através de um pequeno tubo), caso forem atingido por gases (não coçar os olhos é só colocar água). Os materiais didáticos usados foram folhetos, livros, pesquisas na internet, vídeos e ilustrações em Datashow.

Na prática, usamos os vestiários da quadra de esporte, mostrando a maneira correta de lavar as mãos, escovação dos dentes, limpeza de ouvidos, dasunhas e o que deve ser feito com as roupas sujas, como deve usar o vaso sanitário. Em caso de acidentes, o manuseio de alguns equipamentos necessário para primeiros socorros, também recebemos a visita de um soldado do Corpo de Bombeiro para nos instruir, fazendo demonstrações de simulação como socorrer uma pessoa acidentada, utilizando os próprios alunos. As alunas relataram que o professor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos saude e socorros urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • programa de saúde e socorro urgentes
  • Programas de saúde e socorros urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • Saúde e socorros urgentes
  • Programas de saúde e socorros urgentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!