Movimento romântico

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
I.N.S.S. C- Colégio Preve Objetivo – Agudos.

Trabalho
De
Filosofia

Nome: Monique Venanzoni Ferreira N°: 12
Série: 3° Colegial
Professor: Dorival

1- O movimento romântico, que irrompeu noséculo XIX, representa uma reação ao racionalismo iluminista, a crença de que a razão seria capaz de alcançar a verdade e de que a ciência, por meio da tecnologia, nos tornaria “mestres e senhores danatureza”.

2- Para ele, a mais alta paixão humana é a fé. É ela que nos permite o “salto no escuro” que é o “salto da fé”.

3- A fenologia critica a filosofia tradicional por desenvolver umametafísica cuja noção de ser é vazia e abstrata, voltada para a explicação. Ao contrário, a fenologia visa a descrição da realidade e coloca como ponto de partida de sua reflexão o próprio ser humano.4- A revolução que representou o novo paradigma filosófico da epistemologia. Dizendo de outra maneira, enquanto a filosofia tradicional promoveu a análise como investigação das essências ou comodescrição de uma dimensão existencial, a filosofia analítica privilegia a análise conceitual, utilizando os novos recursos da linguística a sua disposição e os da lógica simbólica, que permitem o estudológico das sentenças. Declara também que seu propósito é tratar dos problemas da filosofia, o que faria a partir da compreensão da lógica de nossa linguagem a sobre os limites dela.

5- É uma somade relações humanas, que foram enfatizadas, e poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias: a verdades são ilusões, dasquais se esqueceu que o são, metáforas que se tornam gastas e sem força sensível.

7a) faz um nexo entre o saber e poder. Suas principais obras são arqueologia do saber, história da loucura há eraclássica, as palavras e as coisas. Para ele a verdade não se encontra separada do poder.
b) Para saber como a verdade tem sido produzida no âmbito das relações de poder e mais que isso para ativar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Romantico
  • como e por que sou romantico
  • Teatro romântico
  • Nacionalismo romantico
  • Clássico e Romântico
  • Clássico e Romântico
  • o amor romantico
  • textos romanticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!